Frente parlamentar na ALERS busca expansão da Trensurb até Alvorada

Foto: Divulgação/Trensurb

A proposta de estender a rede de trens de passageiros na área metropolitana de Porto Alegre ganhou destaque novamente na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Nesta última segunda-feira (21), foi lançada a Frente Parlamentar para o Desenvolvimento da Rota Nordeste da Trensurb.

Atualmente, a rede ferroviária se estende por 43,8 km, conectando cidades como Porto Alegre, Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Novo Hamburgo. O próximo objetivo é integrar Alvorada nesta expansão.

Conforme detalhado pela Trensurb, os planos iniciais incluem um acréscimo de 16,6 km com a adição de 11 novas estações. Esta extensão se conectaria à rede atual próxima ao aeroporto Salgado Filho. O trajeto proposto cobriria partes significativas da Avenida Assis Brasil, se estendendo pela Av. Baltazar de Oliveira Garcia e, posteriormente, seguindo pela Av. Presidente Getúlio Vargas até o centro de Alvorada.

Foto: Divulgação

A visão é que os trens operem em vias elevadas, similar ao modelo em São Leopoldo e Novo Hamburgo. O orçamento estimado para esta expansão se aproxima dos R$ 6 bilhões. Mesmo diante do desafio financeiro, a gestão da Trensurb é otimista sobre a realização deste projeto.

Fernando Marroni, presidente da Trensurb, ressaltou a mobilização sobre o projeto.

“É um projeto bem pensado anos atrás e que, por não haver investimentos no modal ferroviário brasileiro, ficou abandonado. Só que a possibilidade do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do governo federal, novos investimentos em mobilidade e essa janela de transição energética nos animam a colocar em pauta, novamente, o Eixo Nordeste da Trensurb”, argumenta o diretor-presidente Fernando Marroni.

A deputada estadual Stela Farias (PT), promotora da frente parlamentar, destacou que a iniciativa reflete uma “agenda ecológica”, considerando que o transporte é eletricamente alimentado.

O próximo passo, conforme os administradores da Trensurb, é buscar apoio federal para um estudo de viabilidade econômica e avaliação ambiental. Marroni espera concluir essa fase até 2024.

Por fim, Francisco José Soares Horbe, diretor-superintendente da Metroplan, enfatizou a importância da coordenação entre instituições ao abordar projetos de transporte.

Para além de Alvorada, a visão futura da Trensurb também considera a incorporação de Cachoeirinha, Gravataí e, possivelmente, Viamão através da região norte de Porto Alegre.