CPI para investigar supostas irregularidades na Educação de Porto Alegre será instalada na próxima semana

Foto: Divulgação/Câmara de Vereadores

A Câmara de Porto Alegre terá a primeira Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar possíveis irregularidades na Secretaria Municipal de Educação (Smed). A vereadora Mari Pimentel, líder da bancada do Novo, será a responsável por encabeçar a CPI.

A instalação da CPI está marcada para a próxima segunda-feira (7). Durante a reunião, serão escolhidos o vice-presidente e o relator da comissão, além de serem estabelecidas as regras de funcionamento do grupo.

Uma segunda CPI, presidida por Idenir Cecchim (MDB), líder do governo do prefeito Sebastião Melo (MDB) no Legislativo, também será criada para investigar a Smed. A data de instalação dessa segunda CPI ainda não está definida, mas provavelmente ocorrerá na quarta ou quinta-feira da próxima semana.

Reelembre

No início de junho, a Câmara aceitou o pedido de abertura da CPI. Mari Pimentel apresentou um dossiê contendo denúncias, apontando possíveis obras “fantasmas” em escolas, alterações em compras de materiais pedagógicos com sobrepreço ou sem licitação, negligência em estruturas e contratação de empresas.

O requerimento da CPI conta com as assinaturas das bancadas do PSol, PT, PCdoB, do vereador Marcelo Sgarbossa (sem partido) e de Tiago Albrecht (Novo), permitindo assim a autuação pelo quórum mínimo necessário.