Brasil empata com a Jamaica e está eliminado da Copa do Mundo Feminina

Foto: Thais Magalhães/CBF

O sonho de conquistar a Copa do Mundo Feminina se encerrou para a Seleção Brasileira. Na busca pelo inédito troféu, o time orientado por Pia Sundhage foi eliminado na fase inicial, com um empate de 0 a 0 contra a Jamaica no Melbourne Rectangular Stadium.

O desempenho decepcionante entra para os anais da história: é a terceira vez que o Brasil é eliminado na etapa inicial do torneio. As duas ocasiões anteriores foram nas primeiras edições do campeonato, em 1991 e 1995.

Para buscar a vitória, a treinadora Pia Sundhage fez duas alterações na escalação inicial. As veteranas Marta e Kathellen substituíram Geyse e Lauren, respectivamente.

O Brasil mostrou nervosismo evidente na primeira metade do jogo, com muitos erros nos passes e escolhas infelizes nos avanços ofensivos. Apesar de ter a posse de bola, o time brasileiro demorou a ameaçar a goleira adversária, Becky Spencer.

A primeira grande chance surgiu aos 19 minutos. Após uma jogada de Marta, a bola acabou sobrando para Tamires, que chutou rasteiro, mas foi parada por Spencer. Quatro minutos depois, Tamires cruzou a bola para Ary Borges, que cabeceou para fora.

As jogadoras da Jamaica mantinham o controle do jogo sem se lançar ao ataque. Apostando em contra-ataques, esperavam confirmar a inédita classificação para as oitavas de final.

Antes do fim do primeiro tempo, o Brasil teve mais duas chances de abrir o placar. Aos 38 minutos, Tamires fez uma jogada perigosa após um lançamento de Ary Borges, exigindo uma grande defesa de Spencer. Cinco minutos depois, foi a vez de Marta tentar de cabeça, mas sem sucesso.

Na segunda metade do jogo, a treinadora Pia Sundhage colocou Bia Zaneratto no lugar de Ary Borges para aumentar o poder ofensivo. Com Zaneratto em campo, as bolas aéreas tornaram-se uma estratégia recorrente.

No entanto, assim como na primeira etapa, o Brasil possuía a posse de bola, mas não conseguia ameaçar a defesa jamaicana. Os erros de passes e as decisões ruins mantinham o placar sem gols.

Apenas aos 35 minutos do segundo tempo, Sundhage realizou mais três substituições. Andressa Alves, Duda Sampaio e Geyse entraram nos lugares de Antonia, Luana e Marta.

No minuto seguinte, a Jamaica teve a sua melhor chance. Khadija Shaw superou as defensoras brasileiras e chutou por cima do gol. Aos 45 minutos, Andressa Alves tentou de falta, mas a bola ficou nas mãos de Becky Spencer. No último minuto, uma sequência de rebatidas na área levantou a torcida brasileira, mas sem resultado.

A Seleção Brasileira encerra a sua nona participação no Mundial de forma decepcionante, com apenas uma vitória em três partidas.