Foto: Janis Morais/Famurs
Uma nova rota de turismo hidroviário conectando Porto Alegre e Barra do Ribeiro está programada para ser lançada em setembro. Durante o 3º Velejaço Solidário no domingo (9), o secretário estadual do Turismo, Vilson Covatti, anunciou que os passeios servirão como um teste para o serviço. Essa iniciativa já havia sido anunciada anteriormente, em 2019.
Autoridades embarcaram no catamarã do Viva Guaíba, que operará o transporte no Pier do Pontal, e desembarcaram em Barra do Ribeiro, na região da Costa Doce, onde ocorreu o evento. Centenas de embarcações participaram das atividades, que incluíram a inauguração dos molhes e do farol da barra.
Covatti também mencionou que está em fase de estudos um projeto para explorar o turismo fluvial em Itapuã, fora da área de reserva ambiental em Porto Alegre. O investimento mínimo deve ser R$ 10 milhões por parte do poder público.
O embaixador do Uruguai no Brasil, Guillermo Eduardo Valles, participou do evento e enfatizou a importância do potencial logístico, incluindo o transporte de carga. Segundo o embaixador, já foi aprovado que os voos do aeroporto de Rivera para o Estado sejam considerados domésticos, evitando custos internacionais. Valles também comemorou a previsão de licitação para a hidrovia Brasil-Uruguai, por meio da perenização do canal de São Gonçalo com o Sangradouro até a Lagoa Mirim.
Segundo a Famurs, o Rio Grande do Sul já teve 1.200 quilômetros de hidrovias navegáveis, porém, atualmente, apenas 700 quilômetros são explorados.