Foto: @AusSpaceAgency/Twitter
Suspense no ar! Um objeto gigante, com formato cilíndrico e cor de cobre, surgiu em uma praia remota na Austrália, a Green Head. É claro que o fato tem despertando a curiosidade de moradores e autoridades locais. O objeto tem o tamanho de um carro pequeno e avistado pela primeira vez no final do domingo (16). A Polícia do Estado da Austrália Ocidental está investigando o caso.
We are currently making enquiries related to this object located on a beach near Jurien Bay in Western Australia.
— Australian Space Agency (@AusSpaceAgency) July 17, 2023
The object could be from a foreign space launch vehicle and we are liaising with global counterparts who may be able to provide more information.
[More in comments] pic.twitter.com/41cRuhwzZk
Inicialmente, a polícia considerou o objeto como perigoso e pediu ao público para se manter afastado. No entanto, um comunicado posterior informou que uma análise química realizada pelo governo determinou que era seguro e que “não há risco imediato para a comunidade”.
A Agência Espacial Australiana declarou na segunda-feira (17) que estava consultando outras agências espaciais ao redor do mundo sobre o objeto, pois ele poderia ser “parte de um veículo de lançamento espacial estrangeiro”. Sua retirada só vai acontecer após a identificação formal de sua origem.
Sabe-se que o objeto veio Oceano Índico, e autoridades suspeitam que tenha caído de um foguete indiano durante o lançamento de um satélite e trata-se de um estágio superior de motor. Já a comunidade sugere que a descoberta poderia estar relacionada ao voo 370 da Malaysia Airlines, um Boeing 777, que desapareceu no Oceano Índico em 2014. No entanto, essa teoria foi descartada pela polícia , que declarou que, “não parece que o objeto tenha origem em uma aeronave comercial”.