Médico de confiança de Suárez descarta uma nova cirurgia em centroavante

Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Ramón Cugat, médico de confiança de Luis Suárez, expressou sua opinião de que o atacante do Grêmio não necessitará de uma nova cirurgia em seu joelho direito. Cugat é o responsável pelo tratamento do jogador e foi a ele que Luisito solicitou permissão para viajar a Barcelona.

Em entrevista ao canal Telenoche, do Uruguai, Cugat destacou que a prioridade dos jogadores deve ser treinar e jogar no campo de futebol, e não passar por cirurgias. Embora não tenha entrado em detalhes sobre o problema específico de Suárez, o médico enfatizou a importância de os atletas estarem bem preparados para jogar e não buscarem jogar para entrar em forma.

Cugat também elogiou Luis Suárez, descrevendo-o como um grande profissional e um fenômeno da natureza, assim como Messi.

“O atleta tem que estar em forma para jogar futebol. Não se jogará futebol para estar forma. Luis, como todo mundo sabe, é um grande profissional. Ele é um dos fenômenos da natureza, como podemos dizer do Messi”, afirmou

Após a classificação para a semifinal da Copa do Brasil com a vitória nos pênaltis sobre o Bahia, o técnico Renato Portaluppi confirmou que Suárez não viajará à Espanha para se tratar com seu médico de confiança.

“São dores, elas não avisam, ele não vai mais viajar (para Barcelona). Deixei-o bem à vontade, mas preferiu não viajar. Não conversei com ele ainda depois do jogo, mas botou a mão no quadril. Eu me entendo com ele, converso diariamente com ele, nosso jogo é daqui a 10 dias, vamos ver as dores”, declarou o treinador.

Os problemas no joelho direito de Suárez não são novidade, e é por isso que ele realiza tratamento com Ramón Cugat há anos. O médico foi responsável por duas artroscopias no jogador uruguaio, uma em 2019 e outra em 2020.

Ramón Cugat é formado pela Universidade de Barcelona e possui especialização em traumatologia pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Ele também atuou como médico nos Jogos Olímpicos de Barcelona em 1992 e possui experiência no Barcelona, na Federação Catalã de Futebol e no Barcelona Dragons, clube de futebol americano da Catalunha.

Além de suas funções acadêmicas, Cugat é chefe do serviço de cirurgia ortopédica e traumatologia do Instituto Cugat, localizado em Barcelona e inaugurado em 2007. Ele também lidera estudos sobre o uso de células-tronco na recuperação de atletas.