Luis Suárez, ídolo do Barcelona, falece aos 88 anos em Milão

Site oficial do Barcelona

Luis Suárez Miramontes, conhecido como Luisito Suárez, ídolo do Barcelona e da Internazionale, faleceu no último domingo, aos 88 anos, em Milão. Ele foi o primeiro e único jogador masculino espanhol a receber a Bola de Ouro até o momento.

Nascido na Galícia em 1935, Luisito deu início à sua carreira no La Coruña e, apenas um ano depois, já estava no Barcelona, onde jogou por sete temporadas e conquistou dois títulos da liga. Em 1960, ele foi agraciado com a Bola de Ouro (em 2015, ele doou o troféu para o Museu do clube catalão).

Conhecido como “Arquiteto” devido à sua maestria no meio de campo, Luisito Suárez transferiu-se para a Inter de Milão em 1961, tornando-se o primeiro espanhol a jogar no clube italiano. Lá, ele conquistou três títulos nacionais e duas Ligas dos Campeões.

Além de brilhar em clubes, Suárez também representou a seleção espanhola em 32 jogos entre 1957 e 1972. Sua participação foi fundamental para a conquista da Eurocopa de 1964, único título expressivo da seleção até a vitória na Euro de 2008.

Após encerrar sua carreira como jogador em 1973, Suárez seguiu como treinador, tendo inclusive comandado a seleção espanhola na Copa do Mundo de 1990.

Clubes ao redor do mundo lamentaram o falecimento nas redes sociais.