Jovem de 18 anos morre após extração do dente do siso

Foto: Reprodução/Internet

A morte de Isadora Albanese, tem gerado repercussão nas redes sociais. A jovem de 18 anos morreu após complicações de uma cirurgia para extração de dente do siso. O fato ocorreu na cidade de Porto Feliz, interior de São Paulo.

Isadora extraiu os dois dentes do siso no lado direito em março, e apresentou inchaço e dores. Os sintomas são considerados normais para esse tipo de cirurgia. Porém, quando passou pelo segundo procedimento, em abril, para a extração dos dois dentes do siso do lado esquerdo, a situação foi diferente. Dois dias depois, ela reclamou de dor intensa.

Isadora teve episódios de vômitos e a família decidiu levá-la ao hospital. Ela precisava ser atendida por um especialista bucomaxilofacial. No entanto, o profissional só lhe recebeu no dia seguinte, e o quadro de infecção já estava grave.

A jovem passou por uma cirurgia de drenagem, mas durante o procedimento, sofreu uma parada cardíaca que durou quase quatro minutos. Ela foi transferida para a UTI, mas teve outra parada cardíaca e faleceu às 6h15 do dia 23 de abril.

Família quer prevenir casos semelhantes

Inconformados com a morte repentina e inesperada da filha, os pais de Isadora divulgaram o caso nas redes sociais. Eles conseguiram mais de 60 mil assinaturas em um pedido para criar uma normativa para a extração do dente do siso. O intuito é prevenir que casos semelhantes ocorram novamente. A família alega que não foi devidamente informada sobre os riscos e os cuidados necessários.

O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, recebeu o pedido, mas afirmou que não é possível impor uma norma única para a extração do dente do siso, pois isso seria uma interferência na autonomia profissional.

Em nota, o hospital onde Isadora foi atendida, informou que o médico responsável pela cirurgia é especializado e que o procedimento seguiu todas as normas. No entanto, os esforços empreendidos foram insuficientes.

A dentista que atendeu Isadora, cujo nome não foi divulgado, afirmou que todas as medidas pré e pós-operatórias foram tomadas e que forneceu as orientações necessárias à família. Ela lamentou o ocorrido.