Inmet emite novo alerta sobre ciclone e muda classificação para “grande perigo”

Foto: Divulgação/Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho devido ao ciclone extratropical que está afetando o Rio Grande do Sul. A nova classificação indica “grande perigo”, e está em vigor do meio-dia de hoje (12), até às 10h desta quinta-feira (13).

Segundo o Inmet, há previsão de chuva entre 60mm e 100mm. Há risco de queda de granizo e rajadas de vento acima de 100 km/h. Os potenciais impactos incluem danos em edificações, interrupção no fornecimento de energia elétrica, prejuízos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário.

As regiões Sudoeste, Noroeste, Central, Litorais Sul e Norte, Metropolitana de Porto Alegre, Sudeste, Nordeste e grande parte da Metade Sul estão classificadas como áreas de alto risco.

A previsão é que o ciclone desta quarta e quinta-feira seja mais intenso do que o registrado na semana passada e de intensidade semelhante ao ocorrido em junho. No entanto, há uma probabilidade menor de danos significativos desta vez.

Gráficos no Inmet mostram a movimentação do ciclone.