Foto: Reprodução
A FIFA, em parceria com o Conselho Internacional de Associações de Futebol (IFAB), planeja realizar testes para alterar a regra do impedimento, visando beneficiar os atacantes. De acordo com o portal espanhol “Relevo“, os testes serão conduzidos na Suécia, Itália e Holanda, inicialmente nas categorias de base.
A proposta de mudança sugere que o impedimento não seja considerado se somente uma parte do corpo do jogador estiver ultrapassando a linha do último defensor. Em outras palavras, só será considerada posição irregular caso todo o corpo esteja à frente da linha. A intenção da FIFA é agilizar as decisões dos árbitros e favorecer o jogo ofensivo.
Segundo Per Widen, Diretor de Desenvolvimento da Federação Sueca, a ideia dessa alteração partiu de Arsene Wenger, ex-treinador do Arsenal e atual Diretor de Desenvolvimento da FIFA. Wenger comandou o clube londrino de 1996 a 2018, conquistando 17 títulos. Em 2019, assumiu o cargo de Diretor de Desenvolvimento Global de Futebol da FIFA.
“No começo, tivemos algumas dúvidas, mas depois percebemos que era uma ideia válida e decidimos participar. Conversamos principalmente com as categorias que estarão envolvidas nos testes e vimos que eles estavam animados. É divertido estar envolvido desde o início em algo assim. A FIFA está promovendo bem essa mudança e confia em nosso futebol e na nossa capacidade de organização“, afirmou Per Widen.