Foto: Vinny Vanoni / PMPA
A partir do dia 24 de julho, a Prefeitura de Porto Alegre vai dar início ao Censo Animal 2023. A iniciativa inédita tem como objetivo identificar a população de cães e gatos domésticos na Capital. O trabalho será coordenado por uma empresa terceirizada e vai abranger cerca de quatro mil domicílios, com a realização de entrevistas e o mapeamento das regiões.
Segundo a Prefeitura, a partir dos resultados obtidos pelo estudo será possível a criação de políticas públicas voltadas para essa população.
A fase de definição das áreas, do número de residências e da metodologia já foi concluída. O levantamento vai utilizar uma adaptação do modelo de censo do IBGE, combinado com uma metodologia específica para animais desenvolvida pela Universidade de São Paulo (USP).
Serão cinco recenseadores devidamente identificados para visitar as residências em diferentes bairros. Eles vão entrevistar tutores e coletar dados dos animais, como nome, idade e aspectos relacionados a convivência. A ideia é concluir o censo até janeiro de 2024.