Como chegam os gaúchos para a última rodada da primeira fase da Série D

Foto: Ederson Avila/GEB e Luiz Erbes/S.E.R. Caxias

Parece que foi ontem que a Série D do Campeonato Brasileiro começou, mas lá se foram 14 rodadas. E este sábado (22) será o momento decisivo para duas equipes gaúchas que seguem vivas na competição. Com todos os jogos da última rodada da primeira fase acontecendo às 18h, Brasil e Caxias entram em campo em busca de manter a meta do acesso viva. Por outro lado, a Aimoré e Novo Hamburgo apenas cumprirão tabela.

A única equipe já classificada é o Hercílio Luz, com 26 pontos. Na segunda colocação vem o Caxias, com 20, seguido por São Joseense, com a mesma pontuação. Fechando o G4, o Camboriú tem 19. Primeira equipe fora da zona de classificação, o Concórdia tem 19 pontos. Após, Brasil é o sexto com 17 pontos conquistados. Sem mais chances na competição, o Aimoré é o sétimo, com 10, e Novo Hamburgo o lanterna com 7 pontos.

O que cada time precisa para avançar?

O Caxias tem a classificação bem encaminhada para a fase de mata-mata. O Grená recebe, no Centenário, o São Joseense e pode até mesmo empatar para se garantir entre os quatro melhores do grupo 8. Em caso de derrota, terá que torcer para Camboriú e Concórdia não vencerem. Caso uma das equipes catarinenses vença na rodada, combinada com uma derrota do Caxias, o time deixará a zona de classificação.

Com o Brasil, a situação é mais delicada. O Xavante recebe, no Bento Freitas, o Concórdia e precisa vencer. Além de fazer o dever de casa, terá que torcer por resultados combinados, são eles: uma derrota do São Joseense ou do Camboriú, ou um empate entre Camboriú e Novo Hamburgo, mas assim terá que tirar a diferença no saldo que, no momento, é de três gols.