Ciclone extratropical deixa 380 mil pontos ainda sem energia elétrica no RS

Pexels/Reprodução

A passagem do ciclone extratropical causou estragos no estado do Rio Grande do Sul, deixando cerca de 380 mil pontos ainda sem energia elétrica. De acordo com o último balanço divulgado pela RGE às 7h10min desta sexta-feira (14), de acordo com a GZH, aproximadamente 23 mil clientes foram afetados na área de cobertura da empresa, sendo a região da Serra a mais atingida. O número anterior era de 33 mil. Já a CEEE Equatorial registrou, em seu levantamento mais recente às 7h30min, 357 mil pontos sem luz, com a maioria deles localizada no sul do Estado. Ontem à noite, esse número chegava a 715 mil clientes afetados.

Segundo informações detalhadas pela CEEE, a interrupção no fornecimento de energia atingiu 105 mil clientes na Região Sul, com destaque para Pelotas, que teve 70 mil clientes afetados, seguido por Canguçu com 8 mil, Capão do Leão com 11 mil e Jaguarão com 4 mil. No Litoral Norte, foram registrados 91 mil clientes sem energia, incluindo Tramandaí com 21 mil, Osório com 5 mil, Imbé com 6 mil, Torres com 7 mil, Santo Antônio da Patrulha com 14 mil, Capão da Canoa com 6 mil, Cidreira com 3 mil e Maquiné com 5 mil. Na Região Metropolitana, foram afetados 41 mil clientes, com destaque para Porto Alegre com 14 mil, Viamão com 17 mil, Alvorada com 3 mil e Guaíba com 1 mil. No Litoral Sul, foram registrados 63 mil pontos sem luz, sendo 51 mil em Rio Grande e 7 mil em São José do Norte. Na região do Centro-Sul, foram afetados 47 mil clientes, incluindo Camaquã com 14 mil, São Lourenço do Sul com 10 mil, Arambaré com 4 mil e Cristal com 3,5 mil. Na região da Campanha, foram registrados 12 mil pontos sem energia, sendo 3,5 mil em Bagé, 4 mil em Lavras do Sul e 1 mil em Pedras Altas.

A CEEE Grupo Equatorial Energia reitera que está empenhada em restabelecer completamente o abastecimento de energia e que todas as equipes de campo estão trabalhando constantemente nessa operação. O evento climatológico, que teve início na quarta-feira (12), atingiu seu pico de intensidade na quinta-feira (13), com chuvas de aproximadamente 100 mm e rajadas de vento de até 140 km/h.

A RGE informou que a rede elétrica foi danificada devido à queda de galhos e árvores de grande porte, prejudicando o fornecimento de energia em várias áreas sob sua concessão. As equipes continuam mobilizadas para restabelecer o fornecimento o mais rápido possível aos clientes afetados.

A empresa também faz um alerta para que ninguém toque em fios partidos ou em galhos de árvores caídos sobre a rede elétrica. Em casos como esses, a orientação é acionar imediatamente a RGE e o Corpo de Bombeiros e aguardar o atendimento.