Casa luxo na região metropolitana era usada para esconder R$ 1 milhão em drogas

Foto: Divulgação/Polícia Civil

A Polícia desmantelou um depósito de drogas em Novo Hamburgo, na Região Metropolitana, nesta quarta-feira (5). De acordo com o delegado Ayrton Martins, da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de São Leopoldo, o valor estimado das drogas encontradas em uma casa de luxo no bairro Rincão é de R$ 1 milhão.

Um homem de 28 anos foi preso no bairro Sol Nascente, em Estância Velha, próximo ao depósito, nas primeiras horas da manhã. Ele é considerado o gerente dos indivíduos que se passavam por motoristas de aplicativo para realizar a entrega de drogas no Vale do Sinos.

A operação teve início por volta das 6 horas da manhã, quando a polícia deteve o suspeito em sua residência. Durante a busca, foram apreendidas uma pistola 9mm com munições e uma prensa hidráulica utilizada para compactar tijolos de cocaína.

As diligências continuaram pela região, e uma casa de alto padrão foi encontrado 25 quilos de maconha, 208 porções de maconha conhecidas como camarão, 4,8 quilos (341 porções) de cocaína, 200 gramas (284 porções) de haxixe, sete vaporizadores de THC ou cigarros eletrônicos, 2556 comprimidos de MDMA e ecstasy, 32 frascos de 50ml e 23 ampolas de 10ml de cetamina, além de 1979 pontos de LSD.

Na residência do bairro Rincão, também foram encontrados gesso e cafeína. Segundo o delegado, essas substâncias eram utilizadas “para misturar com cocaína e diluir a droga mais pura, de forma a aumentar a quantidade de porções para venda aos usuários, diminuindo sua concentração”.

O grupo atuava realizando entregas em toda a região do Vale do Sinos. O esquema criminoso envolvia a admissão de contatos de usuários previamente identificados em um grupo de WhatsApp, os quais faziam encomendas para serem entregues em suas residências por indivíduos que se passavam por motoristas de aplicativo.

Os homens foram monitorados para que a equipe policial pudesse compreender a rotina de entregas, os veículos utilizados e identificar o indivíduo que coordenava os pedidos. O esquema estava em funcionamento há mais de seis meses e tinha um horário de operação específico: do meio-dia às 4 horas da manhã, todos os dias.