Remanescente de quilombo do RS é selecionado pela ONU para formação em Direitos Humanos

Reprodução/Redes Sociais

Arilson Jesus, advogado e estudante de mestrado, remanescente na comunidade quilombola Vila Miloca, em Lagoão, Região Noroeste do Estado, foi aprovado em um processo seletivo da Organização das Nações Unidas (ONU). Ele foi selecionado juntamente com outros 39 bolsistas de diferentes partes do mundo para participar de uma formação em Direitos Humanos. O programa terá duração de duas semanas em Brasília e quatro semanas em Genebra, na Suíça. As atividades tiveram início na segunda-feira (12).

O programa da ONU é voltado especificamente para comunidades indígenas e quilombolas, contemplando 10 bolsistas de cada uma das línguas: portuguesa, inglesa, espanhola e russa.

Ao G1, Arilson expressou sua alegria com a aprovação, destacando a importância de ocupar esses espaços de aprendizado e representação. Ele ressalta que a ONU parecia ser uma organização inacessível, mas essa conquista reforça a ideia de que é possível ocupar lugares de destaque e fazer a diferença.

O processo seletivo envolveu várias etapas, incluindo uma carta de apresentação e uma carta de recomendação da comunidade quilombola. Arilson destaca que seu objetivo é trazer o conhecimento adquirido sobre direitos humanos e garantias para sua comunidade, que enfrenta problemas básicos como falta de acesso à habitação e água.

A comunidade Vila Miloca foi certificada como remanescente de quilombo pela Fundação Cultural Palmares em 2017. Atualmente, cerca de 60 famílias residem na localidade. Arilson ressalta que o reconhecimento formal como quilombolas trouxe uma identidade e compreensão importantes para a comunidade, que antes reproduzia seus costumes sem ter essa consciência.

Arilson compartilha sua trajetória, tendo crescido na Vila Miloca até a adolescência e, em seguida, se mudado em busca de melhores condições de vida. Ele vem de uma família que trabalhava com agricultura de subsistência e seus pais tiveram que deixar os estudos precocemente para trabalhar. Arilson é o primeiro da família e da comunidade a ingressar em uma universidade pública, sendo o primeiro advogado. Ele destaca a importância de ocupar esses espaços acadêmicos e considera sua conquista uma vitória coletiva, resultado dos sonhos e esforços de seus ancestrais.

Arilson iniciou seus estudos superiores em 2017, através de ações afirmativas, graduando-se em Direito na Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Em agosto de 2022, ele deu início ao seu mestrado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).