Profissionais gaúchos vão ao Amapá prestar ajuda para enfrentar emergência em saúde

Foto: Divulgação/Ebserh

Nos últimos dias, o Hospital Universitário da Universidade Federal do Amapá recebeu o apoio de mais de 30 profissionais da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A equipe vai ajudar a enfrentar a emergência em saúde pela qual o estado está enfrentando.

O grupo inclui médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, fisioterapeutas, residentes médicos, residentes em enfermagem e residentes em fisioterapia. Todos foram recrutados por meio de um edital de voluntários e permanecerão no local por até 20 dias.

Aqui do Estado, nove profissionais já chegaram ao Amapá. Desses, um fisioterapeuta, uma enfermeira e um técnico em enfermagem do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas. Ainda do Sul do país estão, duas técnicas de enfermagem do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr., da Universidade Federal do Rio Grande, e um pediatra, duas técnicas em enfermagem e um residente médico do Complexo do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná.

Mais de 150 trabalhadores da empresa vindos de várias partes do Brasil, estão atuando para a abertura de leitos por meio de uma parceria entre a Ebserh, Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde.

Sobre a crise no Amapá

Desde o mês passado, Amapá vive uma crise. O governo chegou decretar situação de emergência de saúde pública devido a um surto das síndromes gripal e Respiratória Aguda Grave. Esse surto resultou na lotação das UTIs da rede pública.