Polícia deflagra operação contra o comércio ilegal de aves silvestres na Região Metropolitana

Foto: Divulgação/Polícia Civil RS

A Polícia Civil realizou na manhã de hoje (27), a Operação Arapuca. A ação teve como objetivo combater o comércio ilegal de animais silvestres e atividades relacionadas a posse ilegal de armas de fogo em Estância Velha.

Foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão. Ao todo, foram apreendidos cinco armas de fogo, diversas munições, 17 pássaros, carne de caça, troféus de caça e outros objetos relacionados à investigação. Além disso, dois indivíduos foram presos em flagrante por posse ilegal de arma de fogo e munições.

A investigação teve início em março deste ano, após denúncia de uma associação criminosa envolvida no comércio ilegal de animais silvestres. O principal suspeito atua como líder em um esquema de tráfico de animais, substituindo pássaros já existentes em seu criadouro e no da sua esposa por pássaros retirados ilegalmente da natureza.

Além disso, o suspeito gerenciava diversos criadouros e utilizava endereços residenciais e e-mails de outros criadores como “laranjas”. Três indivíduos falecidos ainda têm seus criadouros de pássaros em atividade, e esses endereços estão relacionados aos investigados.