Foto: Divulgação/Polícia Civil
Um pai de santo de 62 anos foi indiciado pela Polícia Civil sob acusações de estupro de duas crianças, de 8 e 11 anos, e de coação de testemunhas para que não o incriminassem em Vera Cruz, município com 161 km de distância de Porto Alegre. Ele encontra-se detido preventivamente no Presídio Regional de Santa Cruz do Sul desde 18 de maio.
Conforme a delegada Lisandra Carvalho, encarregada das investigações, o suspeito aproveitava sua posição como líder religioso para abusar sexualmente das crianças em um templo onde atendia suas mães na cidade. Em janeiro deste ano, uma das vítimas revelou os abusos para sua mãe, que imediatamente procurou a polícia.
Além das duas vítimas já identificadas, a investigação sugere a existência de outras vítimas. No entanto, detalhes adicionais não foram divulgados devido ao sigilo do processo investigativo.
O homem estava foragido desde abril deste ano e foi localizado em uma residência na cidade de Encantado, onde havia alugado um imóvel dois dias antes de sua prisão, ocorrida em 16 de maio.
Saiba onde denunciar abusos sexuais
- Polícia Militar – 190: quando a criança está correndo risco imediato
- Samu – 192: para pedidos de socorro urgentes
- Disque 100: recebe denúncias de violações de direitos humanos. A denúncia é anônima e pode ser feita por qualquer pessoa
- Conselho tutelar: todas as cidades possuem conselhos tutelares. São os conselheiros que vão até a casa denunciada e verificam o caso. Dependendo da situação, já podem chegar com apoio policial e pedir abertura de inquérito.
- Profissionais de saúde: médicos, enfermeiros, psicólogos, entre outros, precisam fazer notificação compulsória em casos de suspeita de violência. Essa notificação é encaminhada aos conselhos tutelares e polícia.
- WhatsApp do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos: (61) 99656- 5008
- Ministério Público
- Delegacias especializadas no atendimento de crianças ou de mulheres
- Qualquer delegacia de polícia