Foto: Divulgação/Polícia Civil
Três pessoas foram presas na manhã de hoje (6) pela Polícia Civil, suspeitas de crimes de ódio e armazenamento de materiais de apologia ao nazismo e ao fascismo. A operação ocorreu em Porto Alegre, Canoas, Nova Santa Rita e Novo Hamburgo, e foram apreendidos diversos materiais como livros, além de computadores, armas e munições.
De acordo com a delegada Tatiana Bastos, responsável pela coordenação da ação, os suspeitos recrutavam pessoas pelas redes sociais e aplicativos de mensagens para participarem de atos neonazistas. O grupo também estaria desenvolvendo jogos com mensagens subliminares de apoio ao nazismo.
“Este grupo dissemina mensagens neonazistas, antissemitas e racistas. Sua ideologia é aceleracionista, visando recrutar jovens nas redes sociais, atraídos por discursos nazistas e fascistas, incitando-os a cometer crimes graves e bárbaros“, afirmou a delegada.
Vale ressaltar que a apologia ao nazismo, utilizando símbolos nazistas, distribuindo emblemas ou fazendo propaganda desse regime, é crime previsto em lei no Brasil, com pena de reclusão. A operação contou com o apoio da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN).