Mesmo com empate contra o Nacional, Inter atinge marca histórica de invencibilidade na Libertadores

Foto: Ricardo Duarte/Inter

O Inter deixou escapar a classificação antecipada às oitavas de final da Libertadores, mas o empate em 1 a 1 com o Nacional na quarta-feira (7) marcou um feito histórico para o clube. O Colorado igualou suas maiores sequências invictas em jogos da Libertadores.

Com o empate no Parque Central, o Inter alcançou o nono jogo consecutivo sem derrota na Libertadores. Essa marca já havia sido conquistada pelo clube em duas ocasiões anteriores: entre 1993 e 2006, e novamente entre 2007 e 2010 – anos que culminaram em conquistas de títulos.

Em 1993, o Inter começou o feito com um empate sem gols contra o Nacional de Medellín, na fase de grupos. Só voltaram à Libertadores 13 anos depois e ficaram invictos por mais oito jogos, com cinco vitórias e três empates. A marca foi quebrada após sofrer uma derrota por 2 a 1 para a LDU no jogo de ida das quartas de final, de 2006.

Em 2007, o Inter não conseguiu defender o título e foi eliminado na fase de grupos. No entanto, após perder por 3 a 0 para o Vélez Sarsfield fora de casa, não sofreram mais derrotas nos últimos três jogos: empate sem gols contra o Vélez no Beira-Rio, vitórias por 2 a 1 sobre o Emelec no Equador e 1 a 0 contra o Nacional em Porto Alegre.

Três anos depois, na volta ao torneio, o Colorado iniciou a campanha pelo bicampeonato sem perder na fase de grupos. Venceu todos os três jogos em casa e empatou os três fora. A primeira derrota veio no jogo de ida das oitavas de final, com um placar de 3 a 1 para o Banfield, da Argentina. O que novamente culminou em nove jogos de invencibilidade.

Desta vez, a marca começou em 2021. Após perder por 2 a 1 para o Táchira na quarta rodada da fase de grupos. O Inter começou a sequência invicta que se mantém até hoje. Venceu por 1 a 0 contra o Olimpia e empatou em 0 a 0 com o Always Ready, resultado que se repetiu nos dois jogos das oitavas contra os paraguaios, que avançaram nos pênaltis.

Essa série invicta se completa com os cinco jogos desta edição, com duas vitórias e três empates. Se o Inter vencer o Independiente Medellín na última rodada, igualará o desempenho da primeira fase em 2010. Portanto, o time de Mano Menezes tem motivos para acreditar que o tricampeonato é possível.