Foto: Divulgação/SES
O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), confirmou hoje (13) o registro de mais dois óbitos causados pela dengue no Rio Grande do Sul. Um homem de 65 anos, morador de Condor, e uma mulher de 29 anos, residente em Rolante, foram as vítimas. Com isso, o total de mortes por dengue chega a 46 este ano no Estado.
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), os dois óbitos ocorreram no final de maio, nos dias 26 e 31, respectivamente. Ambos apresentavam comorbidades.
A SES reforça a importância de buscar atendimento médico nos serviços de saúde assim que surgirem os primeiros sintomas da dengue. Dessa forma, é possível evitar o agravamento da doença e possíveis complicações que podem levar ao óbito.
Este ano, o RS já contabiliza 21.935 casos confirmados de dengue. Desses, 19.930 são considerados autóctones, o que significa que a transmissão ocorreu dentro do próprio Estado. Os casos restantes são considerados importados, ou seja, pessoas residentes no Rio Grande do Sul que contraíram a doença durante viagens a outras regiões.
Sintomas de dengue
- Febre alta (39 a 40°C), com duração de dois a sete dias
- Dor retroorbital (atrás dos olhos)
- Dor de cabeça
- Dor no corpo
- Dor nas articulações
- Mal-estar geral
- Náusea
- Vômito
- Diarreia
- Manchas vermelhas na pele (com ou sem coceira).