Inscrições abertas para processo seletivo do IFRS voltado a estudantes indígenas

Divulgação/IFRS

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) está com inscrições abertas para o processo seletivo especial destinado a estudantes indígenas interessados em ingressar em cursos técnicos e de graduação. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas online, por meio do site de ingresso, até o dia 23 de junho.

Podem participar do processo seletivo estudantes indígenas provenientes de escolas públicas ou privadas. Estão disponíveis 78 vagas em cursos gratuitos, com início previsto para o segundo semestre letivo de 2023. As vagas estão distribuídas em nove campi do IFRS: Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Porto Alegre (Centro), Porto Alegre (Restinga), Rio Grande, Rolante, Vacaria e Viamão.

Essas vagas correspondem a duas adições extras para cada curso disponível no processo seletivo regular, como um complemento às cotas étnico-raciais para pretos, pardos e indígenas, em conformidade com a Lei de Cotas e a Política de Ação Afirmativa do IFRS.

A seleção dos candidatos será realizada por meio de uma prova presencial de Redação para os cursos de graduação, enquanto para os cursos técnicos, será realizado um sorteio entre os inscritos. A prova de Redação está agendada para o dia 3 de julho, às 10h, enquanto o sorteio será realizado no dia 4 de julho, às 14h.

Mais informações detalhadas estão disponíveis no site de ingresso do IFRS.

Confira o cronograma completo:

Até 23 de junho: Período de inscrições e solicitação de condição especial para realização da prova de Redação;

27 de junho: Divulgação da lista dos candidatos com inscrições homologadas;

03 de julho, às 10h: Realização da prova de Redação (para cursos de graduação);

04 de julho, às 14h: Sorteio público (para cursos técnicos);

07 de julho: Publicação do resultado da prova de Redação e do sorteio;

De 11 a 13 de julho: Envio da documentação dos candidatos aprovados para efetivação da matrícula.