Fala de vereador sobre idade do prefeito causa polêmica em Capão do Leão

Montagem – Foto: Reprodução/Redes Sociais

O vereador David Martins (PTB), de Capão do Leão, no Sul do Estado, está sendo acusado de etarismo por palavras proferidas contra o prefeito da cidade, Vilmar Schmitt (PP). Nas falas, o parlamentar questiona “quem contrata um gerente de empresa com 80 anos?”. O chefe do Executivo municipal, lamenta a atitude.

As falas que causaram a polêmica foram escritas em um grupo de mensagens. Ao responder um dos moradores do município, David questionou a capacidade do prefeito.

Ele é um homem bom, mas um gestor que tem dificuldades de ler e escrever, interpretar leis e não sabe usar um celular android muito menos um computador. Passou o seu tempo…”, escreveu o parlamentar em um trecho.

Prefeito lamenta atitude

Pela terceira vez sendo vereador de Capão do Leão, Vilmar Schmitt diz que tem orgulho de ter sido escolhido novamente para representar a cidade. Ele ainda reforça que foi escolhido independente da idade. 

A vantagem de ser idoso, é toda uma experiência acumulada. E a minha experiência diz que: é uma pena um jovem vereador que poderia ter um grande futuro na política ter uma atitude como essa, e mais que essa atitude, é pensar dessa maneira desrespeitosa sobre os idosos. Eu reconheço os jovens e o valor que eles têm. Espero que esse moço se de conta que os idosos merecem respeito. Se me trata assim que sou Prefeito imagina como vai tratar os outros idosos?“, questionou Vilmar durante entrevista. 

Vereador se defende

Em conversa com O Bairrista, David disse que admira o prefeito e que as falas estão sendo “levadas para um lado agressivo”. “Eu não falei que ele era velho, eu só disse a idade que ele tem. Em nenhum momento eu estou me referindo a pessoas idosas. Tô me referindo ao gestor, que tem o cargo máximo da minha cidade, que não sabe mexer em tecnologia, que não usa computador, e que ele mesmo falou isso na Câmara já”, comenta. 

O vereador se defende dizendo que durante a campanha eleitoral, Vilmar Schmitt apareceu em vídeos mexendo no celular. “Venderam a imagem que ele era um homem atualizado e tecnológico. Então se tem alguém que está mentindo para população não sou eu. Ficaram magoados pois eu toquei em uma fragilidade dele e estão usando essa função de ser uma pessoa idosa”, fala David.

Municípios da Zona Sul se posicionam

Em nota, a Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) se solidariza com Vilmar Schmitt e cita que o chefe do Executivo municipal foi vítima de ataques preconceituosos e discriminatórios. O texto segue: “Primeiramente, é importante ressaltar que a idade cronológica não é um indicativo absoluto da capacidade intelectual, física ou de competência para desempenhar funções de gestão. Existem muitos exemplos de líderes experientes e bem-sucedidos que contribuíram significativamente para suas organizações e comunidades em idades mais avançadas”. 

A Azonasul ainda diz que “Avaliar a competência de um gestor unicamente com base na idade é uma prática discriminatória e contrária aos princípios de igualdade e inclusão. A diversidade etária é fundamental para uma sociedade saudável e democrática, pois traz consigo uma ampla gama de perspectivas, conhecimentos e experiências”, finaliza a nota.

O que é etarismo?

De acordo com o Relatório Mundial sobre Idadismo da Organização Mundial da Saúde (OMS), o termo “etarismo” engloba estereótipos, preconceitos e discriminação direcionados a pessoas com base em sua idade. Em outras palavras, o etarismo envolve como pensamos, sentimos e agimos em relação às pessoas, com base na idade delas.