Escola de Eletricistas chega ao RS, com oportunidade de qualificação gratuita

Foto: Divulgação

Após formar diversos alunos em outras regiões do país, o programa Escola de Eletricistas do Grupo Equatorial, chega ao Rio Grande do Sul. Possibilitando a oferta de qualificação gratuita, a iniciativa é realizada em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizado Industrial (Senai). Os interessados podem se inscrever entre os dias 05 e 06 de junho, no site da Escola.

Ao todo, são ofertadas 50 vagas, sendo 25 em Porto Alegre e 25 em Pelotas. A capacitação é direcionada para jovens e adultos maiores de 18 anos, que possuem diploma de conclusão do Ensino Médio e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria B. Conforme o edital, 35% das vagas são oferecidas preferencialmente para mulheres. 

Para o presidente da CEEE Grupo Equatorial, Raimundo Barretto Bastos, a Escola de Eletricistas contribui para a transformação na vida das pessoas, e impulsiona a geração de emprego e renda no Estado. “Esse é um projeto que tem um impacto gigantesco nas operações do setor elétrico, pois é cada vez mais notória a necessidade de promover oportunidades de qualificação profissional para que as pessoas tenham chance de desenvolver o seu potencial, seja em qual área for”, afirma. 

O curso

A qualificação será de 40 horas semanais, totalizando 480 horas do curso profissionalizante e 112 horas de curso comportamental, que busca apoiar o aluno no desenvolvimento de habilidades cognitivas, como raciocínio lógico, comunicação, relacionamento interpessoal e estruturação do Projeto de Vida. 

O programa terá duração aproximada de três meses e meio. Durante esse período, será oferecida uma ajuda de custo mensal para auxiliar o aluno na conclusão da formação. 

A Escola contará com aulas práticas que serão realizadas em Centros de Treinamento (CT’S), que possuem redes elétricas construídas para o curso profissionalizante. 

Sobre a seleção

O processo de escolha dos alunos será realizado em etapas, sendo todas de caráter eliminatório ou classificatório. A lista com os candidatos aptos para realizar a prova objetiva será divulgada no dia 07 de junho. 

Segundo o Grupo Equatorial, as inscrições poderão ser encerradas antes da data prevista, obedecendo o limite de 200 candidatos (as) por localidade.