Donald Trump se entrega à Justiça e se diz inocente em acusação por guardar documentos sigilosos em casa

Foto: Reprodução/Instagram

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, compareceu a uma audiência na Justiça Federal em Miami, Flórida, hoje (13), para enfrentar formalmente as acusações criminais contra ele. Trump se declarou inocente de todas as acusações. Ele estava acompanhado de seu advogado, Todd Blanche. A audiência não está sendo transmitida e os jornalistas tiveram que deixar seus telefones do lado de fora da sala.

O ex-presidente enfrenta um total de 37 acusações criminais relacionadas à descoberta de documentos secretos em sua residência em Mar-a-Lago, em agosto de 2022. As acusações incluem violações da lei de espionagem, manutenção de documentos confidenciais, declarações falsas e conspiração para obstruir a Justiça.

O Departamento de Justiça alega que Trump intencionalmente reteve documentos confidenciais após deixar a Casa Branca, colocando em risco a segurança nacional. No entanto, os promotores afirmaram que não consideram que Trump seja um risco de fuga, e, portanto, ele responderá ao processo em liberdade.

Caso seja considerado culpado nos estágios posteriores do julgamento, Trump pode enfrentar penas de 10 a 20 anos de prisão para cada acusação.

Essa é a primeira vez na história dos Estados Unidos que um ex-presidente se torna réu em um processo criminal federal. O procurador especial Merrick Garland foi designado para conduzir o caso de forma independente no Departamento de Justiça.