Deputado protocola requerimento para Medalha do Mérito Farroupilha a Michelle Bolsonaro

Foto: Marcelo Cassal Jr./Agência Brasil

O deputado estadual Rodrigo Lorenzoni, do Partido Liberal (PL), apresentou um requerimento à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa para conceder a Medalha do Mérito Farroupilha à ex-Primeira Dama Michelle Bolsonaro, que também é do PL. O pedido aguarda análise.

Ao sustentar a proposição, o deputado afirmou que Michelle “É defensora de causas sociais relacionadas a pessoas com deficiência, com visibilidade em doenças raras, inclusão digital, conscientização sobre autismo, inclusão de Libras nas escolas e outros projetos sociais. Casada com o então Presidente Jair Bolsonaro, foi a primeira-dama brasileira a discursar no parlatório do Palácio do Planalto durante uma posse presidencial“.

O deputado estadual Luiz Marenco, do Partido Democrático Trabalhista (PDT), e líder da frente parlamentar que busca promover a cultura gaúcha na Assembleia, expressou sua oposição à concessão da honraria a Michelle Bolsonaro, argumentando que acredita que a medalha deve ser destinada a pessoas que contribuíram para o desenvolvimento do Estado e que representam a cultura. Ele também afirmou ter proposto alterações nos critérios de concessão da medalha.

“Defendo a medalha para pessoas que contribuíram para o Rio Grande do Sul, que fazem com que o nosso estado seja lembrado. O Galvão, por exemplo, gera economia (tem propriedade na Campanha), divulga a praia do Cassino e sempre nos seus vídeos fala da nossa cultura. Nesses casos como o da Michelle, não entendo o que ela fez, o que ela entregou ao nosso estado“, declarou.

A Medalha do Mérito Farroupilha foi estabelecida por meio de uma resolução de mesa em 2009, com o propósito de homenagear cidadãos brasileiros ou estrangeiros que tenham se destacado e merecido o reconhecimento do Parlamento do Estado do Rio Grande do Sul por motivos relevantes. Segundo o segundo artigo da resolução, cada legislatura permite que apenas um deputado faça a indicação, que deve ser acompanhada por um resumo dos serviços prestados ao Estado ou ao povo gaúcho que justifiquem a indicação.