Ciclone no Rio Grande do Sul: Temporais Causam Alagamentos, Bloqueio de Estradas, Cancelamento de Voos e Falta de Luz

Reprodução

Um ciclone extratropical atingiu a costa da Região Sul do Brasil na quinta-feira (15), provocando fortes tempestades e ventos no estado do Rio Grande do Sul durante a madrugada desta sexta-feira (16). Diversas cidades gaúchas foram afetadas por alagamentos, bloqueio de estradas, cancelamento de voos e falta de energia elétrica. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros não registraram nenhuma ocorrência de feridos ou mortos. 

Em Santa Catarina, o ciclone causou deslizamentos na noite de quinta-feira em Praia Grande, no sul do estado, e nas cidades de Joinville e São Francisco do Sul, no norte.

Segundo a Climatempo, um ciclone extratropical é uma área de baixa pressão atmosférica que se forma devido às grandes variações de temperatura, como as vivenciadas pelos gaúchos nos últimos dias.

“Os ventos giram em um círculo completo, no sentido horário no Hemisfério Sul. O processo de formação, próximo do continente, pode provocar muitas horas consecutivas de chuva, e os grandes acumulados podem causar enchentes, encharcamento do solo e deslizamentos de terra”, explica a meteorologista Josélia Pegorim.

Em Tramandaí, no litoral gaúcho, foram registradas rajadas de vento de até 100 km/h. Na cidade de São Leopoldo, na Região Metropolitana de Porto Alegre, o acumulado de chuva nas últimas 24 horas chegou a 200 milímetros. A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta para as regiões da Serra, Litoral Norte e Região Metropolitana de Porto Alegre, com rios como o Caí, Paranhana e Sinos apresentando risco de enchentes.

Segundo a Rio Grande Energia (RGE) e a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), as concessionárias responsáveis pelo fornecimento de energia elétrica no estado, pelo menos 460 mil pontos estão sem luz.

Estragos no Rio Grande do Sul

Na manhã desta sexta-feira, pelo menos 14 cidades do estado enfrentavam problemas devido às chuvas intensas. São elas: Porto Alegre, Santo Antônio da Patrulha, Novo Hamburgo, Caraá, Três Forquilhas, Três Cachoeiras, Morrinhos do Sul, Capão do Canoa, Torres, São Leopoldo, Tramandaí, Maquiné, Caxias do Sul e Sapiranga.