RS tem cinco universidades em ranking das melhores do mundo

Foto: Divulgação/UFRGS

O Rio Grande do Sul tem um bom motivo para comemorar. Uma lista do Center for World University Rankings (CWUR) divulgada hoje (15) traz um ranking das melhores universidades do mundo em 2023. Das 54 instituições de Ensino Superior brasileiras, em uma lista que pontua as duas mil melhores, cinco são gaúchas.

A melhor colocada do Estado no ranking foi a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que ficou em quinto lugar nacional, nono na América Latina e 467º global. A nota da instituição foi 74,6 – a máxima é cem. Em relação ao ano passado, a universidade caiu sete posições a nível mundial.

Além dela, constam na lista a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que ficou em 961º lugar mundial, tendo caído oito posições na comparação com 2022, e em 19º lugar nacional. Também a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que ficou na 1.043ª colocação mundial, tendo subido duas posições em um ano, e na 25ª colocação nacional.

A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) subiu da posição 1.504 para a 1.494 entre todas as ranqueadas e ficou na 39, entre as brasileiras, enquanto a Universidade Federal do Rio Grande (Furg) caiu 27 colocações, ficando em 1.705º lugar mundial, além do 45º nacional.

Na comparação com o ranking do ano passado, mais da metade das universidades brasileiras apresentou uma piora no desempenho. Das 54 listadas, 29 caíram posições, duas mantiveram suas colocações e 23 melhoraram.

Líder da lista, Harvard, nos Estados Unidos, é considerada a melhor universidade do mundo. A instituição recebeu a nota máxima, cem, na avaliação do CWUR. Para estabelecer a nota, são considerados quatro fatores: qualidade da educação (25%), empregabilidade (25%), qualidade do corpo docente (10%) e desempenho em pesquisas (40%).