Ministério da Agricultura detecta fraude em nove marcas de requeijão

Operação identificou fraudes por adição de amido em requeijão cremoso comercializado no país. Foram 180 amostras coletadas em 9 estados.
(Crédito: Reprodução/Mapa)

Uma operação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) identificou fraudes por adição de amido em requeijão cremoso comercializado no mercado varejista do país. Ao todo, foram 180 amostras coletadas em 66 estabelecimentos do Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Após análises laboratoriais, 9 delas apresentaram resultados de presença de amido.

Conforme o Mapa, os resultados apresentaram problemas em 5% das amostras. Uma das amostras foi rejeitada por ter sido coletada com o prazo de validade já expirado. A pasta não revelou o nome das marcas irregulares. A assessoria informou que não pode divulgar as marcas, “pois segue em processo administrativo”.

Embalagem deve exibir a adição de amido

Segundo o órgão, o requeijão que leva adição de amido deve ter na embalagem a informação “Mistura de Requeijão e Amido”, de acordo com o Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade de Requeijão.

“Qualquer comercialização sem a denominação configura fraude ao consumidor”, explica a diretora do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal, Ana Lúcia Viana. 

Nesse caso, a adição de amido em requeijão é caracterizada como fraude econômica, ou seja, não correspondia com o que estava declarado no rótulo do produto. Nos estabelecimentos em que foram identificadas as irregularidades, os fiscais adotaram algumas ações, como a apreensão cautelar dos produtos, além da autuação em processo administrativo específico.

Diferenças entre requeijão e mistura com amido:

Requeijão: Os dois primeiros ingredientes devem ser leite (integral ou desnatado) e creme de leite.

Mistura com amido: Os primeiros ingredientes tendem a ser água, amido, gordura vegetal e margarina.

Especialista afirma que mistura com requeijão não é saudável

Segundo a nutricionista e mestre em Nutrição e Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), Jamile Tahim, por conter gordura vegetal, margarina e amido modificado, além de vários aditivos alimentares, a mistura de requeijão com amido não é saudável. A especialista ouvida pelo portal Terra destaca que o uso do produto não é recomendado por se tratar de um ultraprocessado.