Luciano Hang processa banda de punk rock de Porto Alegre por causa de música

Foto: Reprodução

O empresário Luciano Hang, dono das lojas Havan, decidiu processar a banda punk rock Punkzilla, de Porto Alegre, devido a uma música intitulada “Eu Odeio o Véio da Van”, lançada em 2020 e que conta com mais de 130 mil reproduções no Spotify.

A ação movida pelos advogados de Hang está em trâmite no Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) desde 11 de maio. A alegação é de que a letra da canção é “extremamente ofensiva e desrespeitosa”. A ação requer uma indenização de R$ 100 mil por danos morais e a retirada da música de circulação.

No processo, é argumentado que a letra da música é “totalmente direcionada” ao empresário, mesmo que seu nome não esteja no título, pois pode ser uma referência a como ele é popularmente conhecido. Além disso, a capa do single “claramente o identifica”.

O documento também menciona 21 xingamentos presentes na letra da música, como “babaca”, “bobalhão”, “trouxa”, “senil”, “gagá”, “caloteiro”, “barbeiro” e “bobo”. Para Hang, a música “por si só mancha sua reputação e imagem, diminuindo sua respeitabilidade social. Ela é extremamente ofensiva e humilhante, com xingamentos e palavras de baixo calão, além de atribuir ao autor a prática de crimes”.

Através das redes sociais, a banda debochou da situação e afirmou que ficou sabendo do processo através da mídia e que não teria recebido nenhuma intimação.

Confira a música