Golpe dos nudes: Operação prende suspeitos de envolvimento em nove cidades do RS

Foto: Divulgação/Polícia Civil

Uma operação da Polícia Civil desencadeada hoje (29) resultou na prisão de 31 suspeitos envolvidos em uma organização criminosa que aplicou o golpe dos nudes no Rio Grande do Sul e em outros 11 estados brasileiros. A ação teve como foco as cidades gaúchas de São Cristóvão do Sul, Porto Alegre, Sapucaia do Sul, Tramandaí, Santa Vitória do Palmar, Gravataí, Viamão, Cachoeirinha e Canoas.

Ao longo da investigação, que durou quase um ano, mais de 140 pessoas foram presas no RS. Os suspeitos atraíam empresários, médicos e até políticos. A investigação identificou 80 vítimas do golpe em todo o país, com prejuízo total estimado em R$ 5 milhões.

O golpe consiste na extorsão de usuários de redes sociais, principalmente homens mais velhos, após o envio de fotos íntimas. Os criminosos se passavam por parentes ou autoridades policiais e alegavam que as jovens eram menores de idade, tentando extorquir dinheiro das vítimas para evitar a exposição.

A organização criminosa montava cenários falsos de delegacias para filmar a encenação do momento em que as vítimas eram supostamente registradas por pedofilia. Delegacias falsas da Polícia Civil foram descobertas em Novo Hamburgo, na Região Metropolitana.

A polícia também descobriu que uma adolescente de 17 anos era aliciada pela organização criminosa, recebendo pagamento por suas fotos que eram usadas no golpe. Há suspeitas de aliciamento de outras adolescentes e de jovens que se passavam por menores de idade.

Os suspeitos são investigados por crimes como extorsão, corrupção de menores, tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e porte ilegal de arma de fogo.