Estreia sem vitória dos gaúchos: Saiba como foi a primeira rodada da Série D

Foto: Digue Cardoso

O final de semana marcou a estreia da Série D do Campeonato Brasileiro. O Caxias entrou em campo no sábado (6) e foi derrotado pelo São Joseense. Já nos jogos de domingo (7), o Aimoré ficou no empate com o Hercílio Luz, o Brasil perdeu para o Concórdia e o Novo Hamburgo foi goleado pelo Camboriú.

São Joseense 2 x 1 Caxias

A abertura da participação do Caxias na competição nacional não foi como esperada. Longe de casa e sofrendo com o gramado sintético do Estádio do Pinhão, em São José dos Pinhais, o Grená foi superado pelo São Joseense.

Além do fator de estar jogando longe de seus domínios, o Caxias teve o zagueiro Fernando expulso ainda no primeiro tempo. Dois minutos depois, ainda em busca de se reestruturar dentro de campo, Doca não perdoou e abriu o placar para a equipe paranaense, aos 41 minutos.

Na etapa final, o time de Caxias do Sul conseguiu alcançar o empate, aos 42. Lucão, após cobrança de escanteio, subiu mais alto e balançou as redes, deixando tudo igual no marcador. O banho de água fria, porém, veio sete minutos depois, já nos acréscimos, quando Danilo Mariotto, também de cabeça, marcou. Final: 2×1.

O próximo compromisso do Caxias é no domingo (14), quando encara o Concórdia, no Centenário, às 15h.

Concórdia 2 x 1 Brasil

Já neste domingo, o Brasil levou a pior diante do Concórdia, sendo derrotado fora de casa por 2 a 1. Claudinei marcou os dois gols do Galo catarinense, um em cada tempo. Já Mário Henrique descontou, cobrando pênalti, na etapa final. 

O gol dos donos da casa aconteceu aos seis minutos da primeira etapa. Após troca de passes, Claudinei ganhou de Chicão no corpo e só teve o trabalho de mandar para o fundo do gol, abrindo o marcador. Já o segundo veio também aos seis minutos, mas da segunda etapa, quando, após contra-ataque, Claudinei acertou uma bela finalização, sem chances para Marcelo Pitol.

O desconto Xavante veio de pênalti. Após o árbitro marcar falta dentro da área de William Alves em Da Silva. Mário Henrique cobrou com categoria e fez 2×1. Ainda no final da partida sobrou tempo do Brasil ficar com um a menos. Minutos depois do gol, João Marcus se chocou com Vitão e o árbitro expulsou o zagueiro por uma possível cotovelada no jogador adversário.

O rubro-negro volta a campo no próximo domingo (13), quando encara o São Joseense, no Bento Freitas, às 16h. A partida não contará com a presença da torcida, já que o clube cumpre punição.

Novo Hamburgo 0 x 3 Camboriú

A caminhada do Novo Hamburgo também não começou com o pé direito. O Noia até começou melhor na partida, mas viu a situação fica complicada ainda no primeiro tempo, quando o Camboriú abriu 2 x 0. Na segunda etapa, ainda deu tempo de fechar o marcador com um golaço.

A equipe comandada por Edinho Rosa chegou a construir jogadas e chances perigosas. Mas foi a equipe visitante que abriu o marcador. Após um contra-ataque pela direita, o goleiro Lucas Maticoli espalmou e a bola sobrou para Caio empurrar para as redes e abrir o marcador.

O Noia chegou com perigo e quase empatou com Zé Vitor, mas a bola parou no travessão. Entretanto, bastaram poucos minutos para o time catarinense ampliar. Aos 38 minutos, depois de um bate e rebate dentro da grande área, a defesa anilada não afastou e Carlinhos empurrou para as redes, ampliando a vantagem.

O placar foi fechado no início da primeira etapa quando Marlon acertou um belo chute de fora da área, sem chances para o goleiro Maticoli.

No próximo sábado (13), o Noia encara o Hercílio Luz, às 15h, fora de casa.

Aimoré 0 x 0 Hercílio Luz

Único gaúcho a pontuar na primeira rodada, o Aimoré ficou no empate sem gols com o Hercílio Luz. Os visitantes começaram melhor na partida, criando a primeira grande chance de abrir o marcador. A primeira chegada do Índio Capilé foi com Eduardo Tanque, enchendo o pé para defesa de Rafael Pin. Minutos depois foi a vez de Juliano fazer o goleiro William trabalhar.

Já na segunda etapa, o Hercílio teve uma chegada aos 17 minutos, mas Kanu salvou o Aimoré, que não demorou para equilibrar as ações. No entanto a partida não saiu do 0 a 0.

Na próxima rodada, o Aimoré encara no sábado (13), às 17h, Camboriú, no estádio das Nações.