El Niño com intensidade forte deve atingir o Rio Grande do Sul em 2023, alertam especialistas

GettyImages/ViaBBC

Especialistas afirmam que o fenômeno climático El Niño terá uma intensidade forte e impactante no estado do Rio Grande do Sul ao longo deste ano. O El Niño, uma anomalia natural que resulta no aquecimento das águas do Oceano Pacífico, afeta a circulação de ventos e influencia a evaporação e a formação de nuvens de chuva.

Os modelos climáticos apontam uma tendência de chuvas acima da média no estado, com a Região Norte sendo a primeira a ser atingida, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Tu viu?

Começa a Campanha do Agasalho 2023 no RS; saiba como doar
RS tem mais de 900 vagas abertas em concursos públicos

Ao G1, Francisco Aquino, climatologista do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), afirmou que o mês de abril já registrou altas temperaturas, sendo o quarto abril mais quente do século. O aquecimento global contínuo tem contribuído para o aumento das temperaturas dos oceanos, tornando-os mais quentes, assim como a atmosfera, explicou o especialista.

Marcelo Schneider, meteorologista do Inmet, ressalta que as chuvas intensas costumam se tornar persistentes, principalmente no final do inverno e nos meses de primavera. Setembro, outubro e novembro são caracterizados pelo aumento das chuvas devido ao fenômeno El Niño no Rio Grande do Sul. Esse aumento traz consigo o risco de enchentes, tempestades e granizo, causados pelo bloqueio das frentes frias. Essas características climáticas já foram observadas em El Niños anteriores de intensidade forte.

Diante dessa previsão, os especialistas recomendam que o estado se prepare para a chegada do fenômeno e seus efeitos. Medidas como a realização de treinamentos e o fortalecimento das equipes de resposta a desastres são sugeridas para enfrentar possíveis ocorrências, como inundações e destelhamentos.