Técnico do Brasil, Rogério Zimmermann é punido por fala contra a arbitragem

Foto: Jonathan Silva/GE Brasil

O técnico do Brasil, Rogério Zimmermann, foi punido com um jogo de suspensão após ser julgado na última sexta-feira (14) por sua fala contra a arbitragem após a derrota para o Inter, no Estádio Bento Freitas, pela primeira fase do Gauchão. Em coletiva, o treinador não poupou críticas ao árbitro Wagner Silveira Echevarria, que, segundo ele, deixou de marcar um pênalti para o Xavante e assinalou penalidade em lance semelhante ao Colorado.

É difícil, pois é uma sucessão de erros da arbitragem, isso está prejudicando o Brasil, tirando pontuação do Brasil, daqui a pouco vai cair, não sei se é isso que os caras querem. Mas hoje foi vergonhoso. Não sei se é contra o Brasil, o treinador. Depois de um jogo destes, a vontade é não participar mais do Campeonato Gaúcho. A minha vontade é não jogar mais campeonato gaúcho. Hoje foi evidente demais. Eu gostei quando colocaram o mesmo árbitro de Grêmio e Brasil para ver se ele ia usar os mesmos critérios. Lá ele expulsou o meu jogador, que deu um carrinho e encolheu a perna. Hoje, o Bustos fez a mesma coisa e ele deu amarelo. Então foi contra o Brasil só“, falou.

Echevarria já havia recebido críticas no confronto entre Brasil e Grêmio, na Arena, quando o Xavante foi derrotado por 1 a 0. 

Existe uma cartilha. Entre um time da capital contra o interior ele protege o da capital. Ele vai bem, vai apitar jogo importante, vão ter uma carreira sensacional, isso ajuda. Ele sabe que se tiver um erro contra Inter ele não apita mais, se ele tiver um erro contra o Grêmio ele não apita mais, mas se errar contra o Brasil ele vai seguir apitando. É o meu 13º campeonato, não dá mais pra aguentar isso”, finalizou.

Após a declaração, o Sindicato dos Árbitros do Rio Grande do Sul (SAFERGS) chegou a publicar uma nota afirmando que “não admite que a integridade moral de seus sindicalizados, assim como não admite que o caráter, a honra e a imparcialidade de seus membros sejam caluniados e difamados de forma leviana por uma treinador ou dirigente”.

Pela fala, Zimmermann foi punido pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) com um jogo de suspensão, que deverá ser cumprido no Gauchão de 2024.