Real Madrid publica vídeo acusando Barcelona de favorecimento durante ditadura na Espanha; entenda

Foto: Reprodução

A rivalidade espanhola entre Barcelona e Real Madrid não tem ficado só dentro dos gramados. Após o presidente do time Catalão, Joan Laporta, acusar os Merengues de serem favorecidos durante a ditadura de Franco na Espanha, o Real Madrid publicou um vídeo rebatendo as acusações e mostrando momentos em que o Barcelona teve mais proximidade com o regime militar. Entenda o caso:

No último domingo (16), antes da partida contra o Getafe, o mandatário Catalão respondeu sobre as acusações do Barcelona ser favorecido por José Maria Enriquez Negreira, ex-vice-presidente do comitê de arbitragem espanhol, entre 2016 e 2018. Negreira está sendo investigado pelo Ministério Público da Espanha por receber cerca de 1,6 milhão de euros (R$ 8,8 milhões, nas cifras atuais) do Barcelona em consultoria.

https://twitter.com/CocoExiliado/status/1648430689988280322

Laporta inocentou seu clube e aproveitou a oportunidade para provocar o rival de Madrid.

“Não gostamos de ganhar por favorecimento da arbitragem. Existem outros clubes, nomeadamente os que têm aparecido em tribunal, que têm sido historicamente favorecidos. Por isso me parece que não faz sentido e amanhã explico isso e espero que seja muito bem compreendido. Os torcedores do Barcelona se tornaram grandes por gerações que fizeram o clube crescer. Não vamos permitir que o sentimento do Barcelona se suje”, afirmou

Contudo, a declaração não foi bem aceita pelo Real Madrid que publicou um vídeo na segunda-feira (17) com o nome, “Quem é a equipe do Regime?”

No conteúdo são destacadas as falas de Laporta e em seguida uma série de documentos acusando o Barcelona de ter ligação direta com o ditador Francisco Franco que comandou o país entre 1936 e 1973. Entre as imagens é mostrado jogadores do Barcelona fazendo saudação fascista. 

Além disso, o clube afirmou que Franco foi nomeado sócio honorário pelo Barcelona em 1965. Em outro momento, o Real Madrid argumenta que o time Catalão conquistou 8 edições do Campeonato Espanhol e 9 Copa do Rei, enquanto que os Merengues demoraram 15 anos para vencer o torneio durante o regime. Por fim, o Real Madrid disse que perdeu jogadores assassinados durante a Guerra Civil Espanhola.