Guia do Gauchão A2 – Esportes da Sorte: Passo Fundo

Foto: Daya Giacomini/Passo Fundo

Com uma história, em sua maior parte, escrita na primeira divisão do Campeonato Gaúcho, o Passo Fundo vem de um banho de água fria após passar muito perto de seu objetivo no ano passado. Com uma equipe jovem e pensando em mercado, o Galo do Planalto entrará no Gauchão A2 – Esportes da Sorte com ambições um pouco diferentes.

A equipe deste ano contará com dois extremos. Responsável pelo comando de uma equipe, em sua maioria jovem, o técnico Bruno Coutinho terá sua primeira experiência como treinador. No ano passado, o ex-jogador foi auxiliar de Marcelo Caranhato, e viu de perto a equipe chegar até a semifinal da competição e ser vice-campeã da Copa FGF.

Por outro lado, o Tricolor contará com a experiência de um jogador que retorna à casa. Na última semana o nome de Diogo Oliveira foi anunciado pelo Passo Fundo. Aos 40 anos, o camisa 10 conhece bem o caminho dos acessos, assim como o clube, o qual ajudou a ficar muito próximo de seus objetivos em 2022.

Em entrevista à Rádio Progresso, o presidente do clube, Volnei Strapasson, falou sobre a mudança de planejamento quanto ao time que irá disputar a competição neste ano. Uma das diferenças entre 2022 e 2023 é a média de idade, no ano passado o clube contava com uma média de idade mais alta, enquanto neste ano, ainda com poucos nomes divulgados, nota-se uma aposta em jovens.

Todos os guris que estiveram comigo no ano passado conseguiram se empregar bem, nós tivemos uma boa campanha e todos eles conseguiram se empregar em uma série D, C ou Série A do Gauchão e já ficaram para as próximas competições. Então começamos uma equipe com atletas mais jovens, pensando também na questão comercial“, falou.

Quanto aos objetivos na disputa do Gauchão A2, Strapasson não foi muito otimista e adotou cautela. “O campeonato vai se dividir em duas etapas. Primeiro a gente vai tentar permanecer na competição, e no decorrer do campeonato, as coisas acontecendo, a gente vai ver se dá alguma coisa, se não, o objetivo é se manter na Divisão de Acesso

A pré-temporada do Passo Fundo contou com dois testes. No final de março a equipe venceu o jogo treino contra a equipe sub20 do São Luiz, de Ijuí, por 2×0. Já nos primeiros dias de abril foi derrotado para o Lajeadense por 1×0.

Caminho na competição

O Passo Fundo pertence ao Grupo A, juntamente com Brasil de Farroupilha, Gaúcho, Glória, Monsoon, Tupi, União-FW e Veranópolis. Sua estreia está marcada para acontecer fora de casa, no Estádio Altos da Glória, quando visita o Glória.

1º Rodada16 de abril às 15h30: Glória x Passo Fundo
2º Rodada23 de abril às 15h30: Passo Fundo x Tupi
3ª Rodada
30 de abril às 16h: Veranópolis x Passo Fundo
4ª Rodada
6 de maio às 19h: União Frederiquense x Passo Fundo
5ª Rodada
14 de maio às 15h30: Passo Fundo x Monsoon
6ª Rodada
21 de maio às 15h: Brasil-FAR x Passo Fundo
7ª Rodada28 de maio às 15h30: Passo Fundo x Gaúcho
8ª Rodada
03 e 04 de junho: Gaúcho x Passo Fundo
9ª Rodada10 e 11 de junho: Passo Fundo x Brasil-Far
10ª Rodada
17 e 18 de junho: Monsoon x Passo Fundo
11ª Rodada24 e 25 de junho: Passo Fundo x União Frederiquense
12ª Rodada
01 e 02 de julho: Passo Fundo x Veranópolis
13ª Rodada
08 e 09 de julho: Tupi x Passo Fundo
14ª Rodada16 de julho: Passo Fundo x Glória

Plantel

Goleiros: Rafael Roballo
Laterais: Gabriel Braga e Lucas Lima
Zagueiros: Zackson e Douglas Zielke
Meias: Diogo Oliveira
Atacantes: Dionata, Marcelo Marçola e Paulo Henrique

Técnico: Bruno Coutinho
– Auxiliar técnico: Lúcio Borges
– Preparador físico: Dieckson Santos

Última participação

O Gauchão A2 – Esporte da Sorte de 2023 marcará a 10ª participação do Passo Fundo na competição, sendo seu sexto ano consecutivo, já que foi rebaixado para a Divisão de Acesso em 2017 e, desde então, busca o retorno à elite do futebol gaúcho.

No ano passado, o Galo do Planalto bateu na trave e ficou muito perto de seu objetivo. Após terminar a fase classificatória na 3ª posição, com 22 pontos, cinco vitórias, sete empates e apenas duas derrotas, a equipe ainda eliminou o Pelotas nas quartas de final, mas foi eliminada na semi pelo Avenida.

História

Fundado em 1986, o Esporte Clube Passo Fundo tem uma história um pouco diferente dos seus adversários no Gauchão A2 e pode-se dizer que já “nasceu” campeão. De 1921 até 1986, o Galo do Planalto escreveu sua história como Grêmio Esportivo e Recreativo 14 de Julho, uma das potências da cidade, campeão da Segunda Divisão do Campeonato Gaúcho de 1968 e de 19 campeonatos citadinos.

No início dos anos 80, porém, a história começou a mudar quando o 14 de Julho passou por problemas financeiros, assim como seu rival, o Gaúcho. Em 1986, ambos os clubes passam por uma fusão, vindo a nascer o atual Esporte Clube Passo Fundo. No ano seguinte, entretanto, o Periquito decidiu deixar a união e seguir sozinho, enquanto o Galo do Planalto firmou-se como o clube que é até os dias de hoje.

Em cenário estadual, a maior parte da história do Passo Fundo foi escrita na primeira divisão do Campeonato Gaúcho, porém sua melhor colocação foi alcançada em 1989, quando terminou o campeonato no 6º lugar. Já seu único título no Gauchão Série A2 foi conquistado no ano de sua fundação, 1986.

Seu estádio, o Vermelhão da Serra é o 8º maior estádio do Rio Grande do Sul e o 6º maior do interior gaúcho, com capacidade para receber 15 mil torcedores.

O Vermelhão começou a ser construído em 1964, pelo 14 de Julho, e foi inaugurado somente em 1969. Com o fim do clube, o estádio passou a ser do Tricolor, e o seu maior público foi de 18.350 pessoas, na partida Passo Fundo 1 a 2 Grêmio, em 20 de maio de 2000.