Três homens são presos com 10 toneladas de fios de cobre furtados na Zona Sul de Porto Alegre

Três homens são presos com 10 toneladas de fios de cobre furtados na Zona Sul de Porto Alegre
(Créditos: Guarda Municipal/ Divulgação)

Três homens foram presos por receptação qualificada ao conduzirem caminhões carregados com 10 toneladas de fios de cobre furtados em Porto Alegre. A abordagem dos três veículos, pela Guarda Municipal, ocorreu na Estrada do Varejão, no Bairro Lami, na Zona Sul. Segundo a prefeitura, os agentes foram até o local após uma denúncia anônima, na última quinta-feira (27).

Tu viu?

Zoológico de Sapucaia abre no feriado, com ingresso especial, para comemorar 61 anos
Encontrada adolescente venezuelana que estava desaparecida em Caxias

Um dos motoristas informou que a carga veio de um ferro-velho na Zona Norte. As autoridades já conheciam o local, que foi alvo de operação da Secretaria de Segurança Pública, anteriormente. Na ocasião, a polícia apreendeu cinco toneladas de fios, e prendeu seis pessoas presas. 

Os telefones 153 e 156, e o aplicativo 156+POA, estão disponíveis para denúncias 24h por dia. Os serviços são gratuitos.

Ainda de acordo com a Guarda Municipal, os cabos possuem diferentes origens, sendo parte deles propriedade de uma empresa de telefonia.

Furto de fios em Porto Alegre

A quantidade de fios furtados, em 2023, em Porto Alegre, já é 35% maior do que a registrada em todo o ano de 2022. Conforme reportagem de GZH, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) de Porto Alegre registrou, entre janeiro e abril deste ano, 168 ocorrências. No total, os furtos somam 11,4 mil metros de fiação subtraída.

Os responsáveis, entretanto, ficam pouco tempo presos. Isso ocorre, principalmente, porque é um crime considerado de baixo potencial ofensivo, ou seja, sem violência. A pena varia de um ano a quatro anos de prisão, além de multa. Porém, quando não têm antecedentes, os autores do delito pegam pena mínima e, normalmente, cumprem sentenças alternativas.

Três homens são presos com 10 toneladas de fios de cobre furtados na Zona Sul de Porto Alegre