(Créditos: Guarda Municipal/ Divulgação)
Três homens foram presos por receptação qualificada ao conduzirem caminhões carregados com 10 toneladas de fios de cobre furtados em Porto Alegre. A abordagem dos três veículos, pela Guarda Municipal, ocorreu na Estrada do Varejão, no Bairro Lami, na Zona Sul. Segundo a prefeitura, os agentes foram até o local após uma denúncia anônima, na última quinta-feira (27).
Tu viu?
Zoológico de Sapucaia abre no feriado, com ingresso especial, para comemorar 61 anos
Encontrada adolescente venezuelana que estava desaparecida em Caxias
Um dos motoristas informou que a carga veio de um ferro-velho na Zona Norte. As autoridades já conheciam o local, que foi alvo de operação da Secretaria de Segurança Pública, anteriormente. Na ocasião, a polícia apreendeu cinco toneladas de fios, e prendeu seis pessoas presas.
Os telefones 153 e 156, e o aplicativo 156+POA, estão disponíveis para denúncias 24h por dia. Os serviços são gratuitos.
Ainda de acordo com a Guarda Municipal, os cabos possuem diferentes origens, sendo parte deles propriedade de uma empresa de telefonia.
Furto de fios em Porto Alegre
A quantidade de fios furtados, em 2023, em Porto Alegre, já é 35% maior do que a registrada em todo o ano de 2022. Conforme reportagem de GZH, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) de Porto Alegre registrou, entre janeiro e abril deste ano, 168 ocorrências. No total, os furtos somam 11,4 mil metros de fiação subtraída.
Os responsáveis, entretanto, ficam pouco tempo presos. Isso ocorre, principalmente, porque é um crime considerado de baixo potencial ofensivo, ou seja, sem violência. A pena varia de um ano a quatro anos de prisão, além de multa. Porém, quando não têm antecedentes, os autores do delito pegam pena mínima e, normalmente, cumprem sentenças alternativas.