Chegadas e saídas: Confira como está o elenco do Ypiranga para a Série C

Foto: Enoc Jr/YFC

Eliminado da Copa do Brasil na noite de ontem (27), o Ypiranga não terá tempo para se lamentar por conta do calendário cheio que bate à porta. Na próxima quarta-feira (3), o Canarinho fará sua estreia na Série C do Campeonato Brasileiro bem longe de casa, quando encara o América-RN. A equipe porém será bem diferente daquela vista na disputa do Gauchão 2023. Após sofrer várias baixas no elenco, o Canarinho contará com novos nomes para buscar o acesso à Série B do ano que vem.

Despedidas do Colosso da Lagoa

O primeiro jogador a deixar o Ypiranga foi o lateral direito Gedeílson. Destaque das duas últimas campanhas do Canarinho no Gauchão, o jogador teve como destino o ABC. Também considerada peça importante no time de Luizinho Vieira, o extrema Matheuzinho foi uma das saídas confirmadas. O jogador, que chamou a atenção de vários clubes durante a competição, teve como sua ida para o Vitória confirmada.

Ainda na leva de saídas, o atacante Leandro Cordova rescindiu seu contrato com o Canarinho para disputar a Série D pelo Falcon. Mesmo caso do lateral-esquerdo PK, que foi para o Cuiabá.

Já o zagueiro Patrick Borges foi emprestado para o Passo Fundo, para a disputa do Gauchão A2 – Esportes da Sorte. Mesmo caso do volante Robson, cedido ao Concórdia.

Também de saída, o centroavante Bruno Baio e o zagueiro Júnior Sergipano chegaram ao acordo com concordância com o clube. Ambos ainda não foram anunciados por nenhuma equipe.

Caras novas

Começando pelo setor defensivo, Campeão da Série C no ano passado com o Mirassol, o zagueiro Heitor é um dos recém chegados à Erechim. Formado pelo Vila Nova, o jogador acumula passagens por Tombense – onde foi campeão da Série D -, Fortaleza e Volta Redonda. À ele se junta um conhecido da torcida, o zagueiro João Félix, que defendeu o Ypiranga no ano passado, e estava no Estoril Praia, de Portugal, onde disputou no início do ano a Taça da Liga Portuguesa. 

Outra chegada confirmada foi a do lateral-direito Ivan. Oriundo da base da Portuguesa, o atleta tem no currículo clubes como Coritiba, Bragantino, ABC, Caxias, Goiás e Mirassol. Seu último clube foi o São Bento. Já na lateral-esquerda, Guilherme Guedes chega ao Canarinho por empréstimo do Grêmio. Além do Tricolor, o lateral ainda soma passagens por Ponte Preta, Chapecoense e Juventude.

Já no meio de campo, Gabriel Tota é uma das novidades. Pertencendo ao Juventude, o jogador foi emprestado para a disputa da Série C. No currículo acumula passagens por Mirassol e Grêmio Horizontino. A outra contratação é um nome bem conhecido no campeonato nacional, Felipe Gedoz é um dos destaques do Canarinho no mercado. Com título de Copa Sul-Americana, Liga Uruguaia, Liga Belga, Campeonato Paranaense e Copa Verde, o jogador possui passagens em vários clubes.

No setor ofensivo, o primeiro reforço anunciado foi o atacante Rubens, ainda em março. Artilheiro do Campeonato Mineiro e campeão da Recopa Mineira pela Tombense em 2020, o jogador chega do São Bento como esperança de gols.

Para completar as opções para o ataque, o jovem Vini Peixoto foi um dos anunciados. Com passagens por clubes do interior gaúcho como Esportivo, Novo Hamburgo e Brasil, o atacante estava disputando o Campeonato Baiano pelo Barcelona de Ilhéus. Junta-se a ele Netto, atacante formado na base de São Paulo e Internacional, campeão da Série D com o Mirassol em 2020 e com passagens por CSA, Mirassol, Brasil, Ferroviária, Remo e São José.

Permanências garantidas

Alguns nomes garantiram a permanência no Canarinho, após renovação de contrato. Caso dos meias João Pedro e Mossoró, que seguem com vínculo até 2024, e o atacante Érick Farias.