Foto: Divulgação/UFPel
A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) está ofertando mais de 2,6 mil vagas, distribuídas em 77 cursos de graduação, no processo seletivo complementar para quem já tenha mantido vínculo com o ensino superior. Sendo assim, são incluídas as modalidades de reopção, transferência, reingresso, portador de diploma e retomada de estudos.
Tu viu?
Abertas as inscrições para o Fies 2023
Após temporal, cidades do Litoral contabilizam estragos e corpo é encontrado
As inscrições acontecem entre 20 e 25 de março. Já para os cursos de Direito e Medicina, os interessados devem mostrar interesse a partir dos dias 8 e 10 deste mês, respectivamente. Para participar, é necessário preencher um formulário e anexar os documentos exigidos no edital, de acordo com a modalidade indicada. Ainda há um guia com o passo a passo para ajudar no processo seletivo, que é gratuito.
De acordo com o edital, para algumas graduações, é necessário que sejam aproveitadas, ao mínimo, três disciplinas específicas do primeiro semestre ou da integralidade do curso. O critério de seleção, em todos os casos, consiste no maior número de disciplinas que poderão ser aproveitadas, independentemente da modalidade de ingresso.
O processo seletivo também conta com cotas para quilombolas e indígenas, referentes ao processo seletivo especial para estas comunidades.
Entenda o que são as modalidades de ingresso
Reopção: troca de curso de forma interna na UFPel
Transferência: voltada para estudantes com matrícula em outra instituição de Ensino Superior
Reingresso: retorno às atividades de estudante que já tenha sido vinculado à UFPel e tenha abandonado ou cancelado a sua matrícula
Portador de diploma: ingresso de estudantes que já tenham concluído curso superior de graduação
Retomada de estudos: destinada a quem já tenha iniciado curso superior em outra instituição e tenha abandonado os estudos
Direito e Medicina
Por conta da alta concorrência, os cursos de Direito e Medicina estão ofertando 20 vagas, cada um, no processo seletivo complementar, em Edital específico, nas mesmas modalidades.
Inscrições Direito: de 8 a 14 de março
Inscrições Medicina: 10 a 24 de março