Divulgação/MEC
O edital do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023 foi publicado nesta quinta-feira (15). Responsável pela aplicação do exame, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o documento com as regras da prova. O Encceja acontece no dia 27 de agosto em todo o país e certifica a conclusão do ensino fundamental e médio depois da idade adulta.
As inscrições poderão ser realizadas entre 22 de maio e 2 de junho, período em que os alunos também poderão solicitar atendimento especializado no dia da prova. A participação é voluntária e gratuita.
Tu viu?
Enem 2023: inscrições acontecem em junho
Aposta de Canguçu ganha mais de R$ 780 mil na Lotofácil
Conforme o Ministério da Educação, o exame é destinado a jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada. Para fazer a prova, é preciso ter idade mínima de 15 anos completos no dia da prova para quem cursa o ensino fundamental e 18 anos completos no ensino médio.
Novidades no Encceja deste ano
Em 2023, o exame terá novidades, como a possibilidade de solicitar um cartão-resposta ampliado para quem tem deficiência visual, correção diferenciada da redação para autistas. aproveitamento de laudos das provas de 2022 para solicitação de atendimento especial e dispensa de documentação comprobatória para travestis, transexuais ou transgêneros com nome social cadastrado na Receita Federal.
Quem se inscreveu em 2022 e não realizou a prova deve justificar a ausência
Entre 3 e 14 de abril, os participantes inscritos que não fizeram as provas aplicadas em 2022 poderão justificar ausência no exame. A justificativa é obrigatória para se inscrever gratuitamente na edição deste ano. Quem não justificar ou tiver a justificativa recusada terá que pagar R$ 40 para ressarcir o Inep pelos custos com a elaboração da prova.