Foto: Reprodução/@Nacional
Na noite de ontem (27), o Inter conheceu seus três adversários na fase de grupos da Libertadores. Entre as equipes, está o tradicional tricampeão do torneio, Nacional do Uruguai. Conheça o futuro adversário do Colorado:
Tradição na competição
O Nacional é um dos sete times que têm três conquistas no torneio. Ao lado do Olimpia do Paraguai é a única equipe de fora do Brasil a ter exatos três títulos. Os Tricolores também são os maiores campeões do Campeonato Uruguaio, com 49 títulos. A equipe é conhecida mundialmente, pois venceu os três mundiais que disputou. E já revelou jogadores como, Recoba, Godin e Suárez, todos destaques da Seleção Uruguaia.
Reformulação no time
Apesar de ser o atual campeão uruguaio, o Nacional ganhou destaque no continente e perdeu diversos jogadores para o mercado da bola. Entre eles, o centroavante Suárez, que encerrou seu contrato com o clube, após levantar a taça do torneio Clausura. Os titulares da campanha campeã, Carballo, Marichal, Puma Rodriguez e Brian Ocampo também foram vendidos nesta janela de transferências. Para reforçar a equipe, os Tricolores já acertaram com nove nomes para essa temporada.
E os destaques do time, quem são?
Entre chegadas e saídas, o goleiro Rochet se manteve na equipe para a disputa desta temporada. O arqueiro foi titular do Uruguai na Copa do Mundo e tornou-se peça fundamental na equipe durante a conquista do uruguaio em 2022. A contratação do centroavante Ignacio Ramírez também é um alento para os Bolsos uruguaios. Nesta temporada, Ramírez já marcou três gols em sete jogos. O meia Franco Fagúndez de 22 anos é outra grande promessa da equipe.
Temporada 2023
Apesar da recente conquista no campeonato nacional, o Nacional já está disputando a edição de 2023 do torneio. A equipe está em 3º lugar na competição com 15 pontos, dois a menos que o líder, Peñarol. São quatro vitórias, três empates e apenas uma derrota. No próximo sábado (31), os dois rivais vão se enfrentar pelo torneio.
Rivalidade com o Colorado
As duas equipes que devem proporcionar a briga pela primeira colocação do grupo B já se conhecem de outras edições e mantêm certa rivalidade. Em 1980, na segunda conquista dos Tricolores, a decisão foi diante do Inter. O time Colorado teve a oportunidade de conquistar sua primeira Libertadores, mas empatou em 0 a 0 no Beira Rio. No jogo de volta, o Nacional venceu por 1 a 0. Os dois times voltaram a se enfrentar nas edições do torneio continental em 2006, 2007 e 2019.
Em 2006, foram quatro jogos. Dois pela fase de grupos e dois nas oitavas de final da competição. Na ocasião, o Colorado saiu vencedor e mais a frente se tornou campeão da edição. Durante os duelos, o centroavante Luiz Suárez, hoje no Grêmio, vestia a camisa do Nacional.
Ao todo são cinco vitórias do Inter, duas vitórias do Nacional e três empates em 10 duelos.