Mais de mil filhotes de tartaruga são resgatados em Torres

Tartarugas foram encontradas em caminhonete que trafegava na BR-101, em Torres
Divulgação/PRF

Mais de mil filhotes de tartaruga, da espécie tigre d ́água, foram resgatados pela Polícia Rodoviária Federal durante uma ação de fiscalização na BR 101, em Torres. A abordagem ocorreu na tarde desta terça-feira (7), quando o veículo Amarok seguia em direção a Santa Catarina. O motorista foi preso em flagrante por crime ambiental.

Tu viu?

Com nível baixo, Rio Gravataí expõe camada de lixo no trecho de Cachoeirinha

Vinícola Casa Perini expõe arte urbana em tanques de vinho na Serra

Conforme a PRF, mais de mil filhotes de tartarugas foram encontrados embaixo do banco traseiro. Os animais estavam dentro de sacolas, em condições precárias de transporte. O condutor relatou aos policiais que as tartarugas foram compradas em Chuí e seriam revendidas em Florianópolis. 

O homem, de 53 anos, já havia sido preso em 2019, quando transportava 800 tartarugas, e no ano de 2005, quando foi flagrado transportando macacos sagui, tucanos e outros pássaros. Ele foi encaminhado para a polícia judiciária. Os animais resgatados ficaram sob responsabilidade da Patrulha Ambiental da Brigada Militar de Torres.

Transportar tartaruga e outros animais é crime

Conforme o artigo 29 da Lei nº 9.605, é caracterizado crime ambiental contra a fauna “matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar, espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória”, sem a devida licença, permissão ou autorização do órgão competente. Incluindo a venda, exportação, aquisição, guarda em cativeiro ou transporte de ovos ou larvas, sem a devida autorização. 

Divulgação/PRF

A legislação brasileira protege os animais silvestres, qualquer espécie nativa ou migratória, seja ela terrestre ou aquática, que vive dentro dos limites do território brasileiro. A pena mínima é de seis meses a um ano, e multa. Havendo agravantes a pena pode ser aumentada até o triplo.

Impedir a procriação da fauna, bem como danificar, modificar ou destruir o ninho, abrigo ou criadouro natural de qualquer espécie protegida, recorre à mesma pena mínima.