Jornalista Glória Maria morre no Rio de Janeiro

Jornalista Glória Maria morre no Rio de Janeiro
(Reprodução/Instagram)

A jornalista e apresentadora Glória Maria morreu, nesta quinta-feira (2), aos 73 anos, no Hospital Copa Star, no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pela TV Globo, onde a profissional trabalhava desde a década de 1970. A repórter deixa as filhas Maria, de 15 anos, e Laura, de 14.

Conforme a nota da emissora, divulgada pelo G1, a jornalista lutava contra um câncer desde 2019, e combatia metástases da doença desde o ano passado.

“Em 2019, Glória foi diagnosticada com um câncer de pulmão, tratado com sucesso com imunoterapia. Sofreu metástase no cérebro, tratada em cirurgia, também com êxito inicialmente. Em meados do ano passado, Glória Maria começou uma nova fase do tratamento para combater novas metástases cerebrais que, infelizmente, deixou de fazer efeito nos últimos dias, e Glória morreu esta manhã, no Hospital Copa Star, na Zona Sul do Rio”, informa a nota.

Vida e Carreira

Glória Maria Matta da Silva nasceu no Rio de Janeiro, Filha do alfaiate Cosme Braga da Silva e da dona de casa Edna Alves Matta.

Na Globo, iniciou em 1971, na cobertura do desabamento do Elevado Paulo de Frontin, no Rio de Janeiro.  No Jornal Nacional, foi a primeira repórter a aparecer ao vivo, na primeira matéria a cores, em 1977.

A jornalista participou de coberturas importantes como a da guerra das Malvinas (1982), a invasão da embaixada brasileira do Peru por um grupo terrorista (1996), os Jogos Olímpicos de Atlanta (1996) e a Copa do Mundo na França (1998).

Em 1986, se tornou integrante da equipe do Fantástico, programa do qual foi apresentadora de 1998 a 2007. Ficou conhecida pelas matérias especiais, e por entrevistar celebridades como Michael Jackson, Harrison Ford, Nicole Kidman, Leonardo Di Caprio e Madonna.

Após 10 anos no Fantástico, Glória Maria tirou dois anos de licença para se dedicar a projetos pessoais. Em viagens à Índia e à Nigéria, trabalhou como voluntária. Em 2009, adotou as duas filhas, após uma temporada na Bahia.

Retornou à Globo, em 2010, quando passou a fazer parte do Globo Repórter, programa do qual fazia parte até hoje.

Homenagens de amigos e colegas de trabalho

Confira alguns momentos marcantes da carreira de Glória Maria na TV brasileira:

Em uma reportagem para o “Globo Repórter”, em 2016, na Jamaica, a jornalista participou de um ritual no qual experimentou “ganja”. A erva é semelhante a maconha. Na mesma ocasião, Glória também fez um passeio em uma montamha-russa e a reação dela rendeu diversos memes na internet.

No final do ano de 1990, Glória Maria realizou uma entrevista com Renato Gaúcho. Veiculada no Fantástico, quando o atual técnico do Grêmio ainda jogava pelo Flamengo, Renato declarou amor diversas vezes ao clube carioca. Assita:

A trajetória de Glória Maria foi marcada pelo pioneirismo. Ela foi a primeira repórter negra da televisão. Uma precursora, que abriu caminhos para gerações de mulheres, não só no jornalismo, mas em diversas áreas.

Durante a sua carreira, Glória também entrevistou celebridades internacionais, de todos os gêneros musicais, como Michael Jackson, Freddie Mercury, Mick Jagger, Madonna, entre outros. Confira:

Na época apresentadora do Fantástico, Glória Maria foi a primeira jornalista brasileira a participar de vôo que simula gravidade zero. Em 2007, ela participou do vôo com um grupo de jornalistas que saíram do Centro Espacial Kennedy, na Flórida (EUA), e embarcaram num avião da Nasa. A aeronave simula a ausência da gravidade. Quando atinge certa altitude, mergulha. Durante 30 segundos, o mergulho faz com que a pessoa se sinta sem peso.

https://twitter.com/laressa/status/1621124241046503424