Equipes que disputarão a Série A2 do Gauchão começam a se movimentar no mercado

Foto: Divulgação/FGF

A Divisão de Acesso começa somente em abril, entretanto, os clubes já estão se movimentando no mercado, seja montando seu departamento de futebol ou a um passo à frente, pensando no elenco. A competição, neste ano, contará com a participação de 16 clubes e contará com 20 datas.

Confira a situação dos clubes:

Passo Fundo

Após protagonizar uma boa Divisão de Acesso no ano passado e ser eliminado nas semifinais, para o Avenida, o Passo Fundo anunciou no final de dezembro o técnico Bruno Coutinho. Aos 36 anos o, agora treinador, encerrou sua carreira como jogador em 2015, após ter sua carreira trilhada em países como Polônia, Romênia, China e Japão. No ano passado, Coutinho foi auxiliar técnico de Marcelo Caranhato, também no Passo Fundo.

Brasil de Farroupilha

A equipe representante da cidade de Farroupilha ainda está em período de montagem do departamento de futebol. Em janeiro, o Brasil anunciou Rogério Martins como gerente executivo. O profissional tem passagem pelo Juventude e foi coordenador das categorias de base do Athletico Paranaense, além de acumular participações em torneios internacionais na Argentina.

Santa Cruz

Também com uma boa campanha na Série A2 em 2022, um ano após seu acesso, o Santa Cruz já anunciou o responsável pela casamata. Ainda em setembro, o clube oficializou a contratação de Daniel Franco. Aos 51 anos, Franco jogou no alvinegro em 2003 e agora volta como treinador. Em 2021 o profissional conquistou o acesso ao Gauchão e foi campeão da Divisão de Acesso com a equipe do União Frederiquense.

Ontem (1) foi a vez da primeira peça da equipe ser conhecida pela torcida. Atualmente defendendo o Esportivo, o goleiro Rafael Copetti é o primeiro contratado para a disputa da Série A2 pelo clube. Aos 31 anos, o goleiro atuou no acesso do Guarany de Bagé em 2021 e da equipe de Bento Gonçalves em 2022.

Pelotas

Após ser eliminado nos pênaltis, para o Passo Fundo, nas quartas da Divisão de Acesso do ano passado, o Pelotas passa por uma reformulação. O primeiro passo foi a oficialização de Roger Bauer como gerente de futebol. Ex-jogador do clube e funcionário de longa data, o profissional seguirá como supervisor de futebol – cargo que exercia – e acumulará a função. 

Para completar o departamento de futebol, o clube oficializou ontem(1) Marcelo Ávila, o Chamega, como novo diretor de futebol. Esta será a segunda vez que ele estará a frente do cargo, sua primeira passagem foi em 2013, no Campeonato Gaúcho.

Em campo, ainda em dezembro, o clube anunciou a renovação do técnico Leocir Dall’Astra, que comandou a equipe áureo-cerúlea na Copa FGF do ano passado. Além disso, o Lobo já anunciou três atletas: o zagueiro Rogério e o lateral-esquerdo Roger Bastos, ambos ex-Guarany de Bagé e atualmente no Esportivo, e o volante Jonata Escobar, que atuou no Veranópolis no ano passado e passou pela Boca do Lobo em 2008 e 2014.

Inter-SM

Com dez jogadores renovados, a equipe de Santa Maria é a mais adiantada na montagem do elenco. Os atletas disputaram a Copa FGF pelo Inter, foram emprestados a outras equipes para a disputa de estaduais e devem retornar. São eles: o goleiro Lúcio Hernandes; os zagueiros Jean Zdunek, Luis Felipe, Rinaldo Júnior e Richard Dutra; os laterais Lucas Evangelista e Paulo Henrique Borges; os volantes Darlã Kohl e Renan Metz; e o meia Eliomar.

Além destes, o clube anunciou a contratação do centroavante Vinicius Spaniol, que no ano passado vestiu a camisa do Inter na Série A2 e atualmente está emprestado ao Caxias. Também foram oficializados os nomes do atacante Elias e o volante Moisés Baiano, que disputa o Gauchão pelo Avenida.

São Gabriel

Ainda discreto, em novembro o São Gabriel anunciou a contratação do técnico Douglas Rodrigues. O profissional possui passagens pelas categorias de base do Grêmio, Novo Hamburgo e Santa Cruz, além de ter treinado o Inter de Lages e Rio Pardense.

Guarany de Bagé

De volta à Divisão de Acesso após um rebaixamento em 2022, o Guarany começou a movimentação cedo, visando voltar a elite do futebol. No início da semana o clube anunciou Hélio Vieira como técnico. O profissional tem passagens por clubes como São José, Aimoré e Veranópolis. No ano passado, Vieira foi coordenador técnico do Brasil de Pelotas.

Além do responsável pela casamata, três atletas foram oficializados. São eles, o atacante Jorginho, que retorna ao clube após vestir nos últimos três anos a camisa alvirrubra, o atacante Douglas, que disputou a Copa FGF pelo Pelotas, e o goleiro Jeferson Hermes, que foi vice-campeão do Acesso em 2021 e disputou o segundo semestre de 2022 pelo clube.

União Frederiquense

Também rebaixado no ano passado, a equipe de Frederico Westphalen apostou em uma parceria para buscar o acesso em 2023. A partir de agora, o departamento de futebol do clube será gerido pelo empresário Pablo Bueno, da MDEZ360, sendo a empresa responsável pela contratação de comissão técnica e atletas. 

Ontem (31), a primeira contratação foi anunciada. Diego Mello será o técnico da equipe na competição. O treinador tem passagens por equipes do País nas funções de preparador físico e auxiliar técnico, como nas categorias de base do Grêmio, no Botafogo-SP – onde fez parte da campanha que garantiu o acesso do clube a Série B do Campeonato Brasileiro – e o Azuriz, do Paraná.

Bagé

Vice-campeão da Terceirona em 2022, o Bagé iniciou o ano com a montagem do seu departamento de futebol. No início de janeiro, um fato envolvendo o clube chamou a atenção. Após anunciar Badico como treinador da equipe, o profissional afirmou em suas redes sociais que ocuparia outro cargo dentro do clube. O técnico encerrou sua carreira como treinador após ocupar a casamata do Pelotas, na Divisão de Acesso de 2022. Com isso, após uma reunião, o Bagé voltou atrás e anunciou que o profissional ocupará o cargo de diretor de futebol. 

Já no início desta semana foi a vez de um outro velho conhecido da torcida jalde-negra ser oficializado. Ilson Galo comandará o Bagé durante o Acesso. Aos 34 anos, o ex-zagueiro atuava profissionalmente até o ano passado, inclusive conquistando em campo o acesso a série A2.

Veranópolis, Glória, Gaúcho, Tupi, Lajeadense, Guarani-VA e Monsoon ainda não possuem anúncios oficiais.