Disque Praia Acessível busca ampliar acesso de PCDs ao banho de mar

Foto: Alex Rocha /Palácio Piratini

Já imaginou não poder aproveitar um banho de mar devido a falta de acessibilidade? Essa não é mais uma barreira para as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Desde 2012, a Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no RS (Faders), realiza um projeto que proporciona o banho assistido a PCDs e idosos com dificuldade de locomoção. Neste ano, uma novidade foi lançada, visando facilitar a ação: o Disque Praia Acessível.

Tu viu?

Transporte público de Santa Maria terá redução na tarifa
Novo golpe no cartão bloqueia pagamento por aproximação e rouba dados

O projeto conta com 50 cadeiras anfíbias – cadeiras desenvolvidas para permitir o acesso de pessoas com deficiência à praia e fabricada com materiais resistentes à água salgada e incapaz de afundar. Para que seja possível colocá-lo em ação, a Faders conta com a parceria de 16 municípios e o banho assistido está disponível em quase 50 locais, oferecendo alternativas de lazer em pontos do território gaúcho.

Como funciona?

Os banhos não estão restritos às praias, e podem acontecer em balneários, rios, lagos, lagoas e, agora, até em piscinas, e são feito com toda a segurança oferecida pela Faders, que envolvem profissionais como fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais ou educadores físicos. Além disso, a fundação oferece capacitações para treinar voluntários, que auxiliam os técnicos durante os procedimentos. Guarda-vidas também oferecem o suporte necessário para a prestação do serviço.

Gustavo Mansur/Secom

Para utilizar o serviço basta acionar o Disque Praia Acessível, através do (51) 98594-5900 (também WhatsApp). A partir disso, a pessoa poderá ir à praia ou balneário mais próximo, porque a Faders deslocará equipes para oferecer o banho mais perto de onde o usuário estiver, e não só em locais fixos e pré-determinados.

Cidades que contam com o serviço:

Arambaré: em frente ao Centro Cultural Inúbia
Arroio do Sal: Beira Mar – junto ao Quiosque do Turismo
Bagé: Cesarino Espaço Recreativo, Círculo Militar de Bagé e Cantegril Clube de Bagé
Balneário Pinhal: Centro (Castelo Branco e Travessa 13) – Guarita 199 e Magistério (Avenida Salgado Filho e Rua São Jerônimo) – Guarita 209
Barra do Ribeiro: Praia da Picada
Cachoeira do Sul: Balneário Praia Nova – Margem direita do Rio Jacuí
Capão da Canoa: Avenida Beira-mar – Calçadão (Guarita 76) e Parque Náutic
Cidreira: Calçadão Kanitã
Cristal: Balneário do Rio Camaquã
Imbé: Centro, Presidente, Nordeste, Ipiranga, Harmonia, Mariluz, Mariluz Norte, Albatroz, Santa Teresinha e Imara, nas guaritas centrais de cada balneário
Morrinhos do Sul: Recanto do Vô Ilário, Recanto Beira Rio, Pytaias Eco
Mostardas: Balneário Mostardense, Guarita Central
Osório: Atlântida Sul (Guarita 108) e Mariápolis (Guarita 106)
Rio Grande: Cassino
Rio Pardo: Praia dos Ingazeiros
Três Coroas: Brasil Raft Park, Parque das Laranjeiras e Raft Adventure Park

As datas e horários dos banhos assistidos podem ser conferidos nos sites e redes sociais de cada um dos municípios.