Anatel lança site para consulta de números de telemarketing abusivo

Foto: Reprodução/Internet

Quem nunca recebeu aquelas ligações insistentes, de números desconhecidos e muitas vezes em horários desapropriados? Pensando em oferecer uma solução para os problemas das chamadas de telemarketing abusivas, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lançou o portal “Qual empresa me ligou?”, onde será possível o consumidor consultar, por meio do número, o nome da empresa que está fazendo a ligação. 

A ação faz parte de uma série de medidas, tomadas pela Agência, para a diminuição deste tipo de ligações. Recentemente a Anatel informou que está realizando o bloqueio de usuários e autorização às prestadoras (como Oi, Tim e Claro) que realizem a cobrança de chamadas curtas, de até três segundos, o que não era permitido. 

Outra ação é a autenticação de chamadas, que servirá como uma espécie de confirmação da origem desta, assim a pessoa poderia saber de onde é a ligação e até o motivo dela. Este projeto, porém, ainda deve ser conversado com as empresas de telemarketing. 

Qual empresa me ligou?

O portal já está disponível para os usuários. Neste primeiro momento, a ferramenta traz apenas números de telefones de empresas disponibilizados pelas prestadoras de telecomunicações como Oi, Tim, Claro, Algar Telecom, Telefónica e Sercomtel. 

Para utilizá-la, basta inserir o contato (fixo ou móvel) e clicar em “consultar”. 

A reportagem do Bairrista fez o teste e, ao realizar a consulta, o site apresenta ao consumidor a razão social – nome da empresa – e seu CNPJ. Neste caso, os dados foram apagados, afim de preservar a empresa.

Caso o número pesquisado não esteja vinculado a uma empresa, aparecerá a mensagem “não foi encontrada uma empresa vinculada a este terminal”. A Anatel explica que as atualizações sobre números de telefone de empresas podem demorar até 30 dias para serem refletidas no site, conforme envio das informações pelas prestadoras responsáveis.