Suzane von Richthofen é solta para cumprir pena no regime aberto 

Suzane von Richthofen é solta para cumprir pena no regime aberto 
(Crédito: Reprodução / SBT)

Suzane von Richthofen, presa há 20 anos por matar os pais, foi solta, nesta quarta-feira (11), após a Justiça conceder progressão para o regime aberto. O Tribunal de Justiça confirmou a decisão da 2ª Vara de Execuções Criminais de Taubaté, e afirmou que a progressão foi autorizada a partir do cumprimento de requisitos definidos pela Lei de Execução Penal. Ela deixou o presídio de Tremembé, no interior de São Paulo, no fim da tarde de quarta.

No regime aberto, o apenado cumpre pena fora da casa prisional, e pode trabalhar durante o dia. À noite, ele precisa retornar para uma casa de hospedagem prisional coletiva, definida pela Justiça. Além disso, o condenado precisa seguir regras.

Suzane recebeu, inicialmente, a pena de 39 anos e seis meses de prisão pelo crime, mas conseguiu reduzir o tempo ao longo dos anos. Atualmente, ela cumpre 34 anos e 4 meses. Desde 2017, ela tentava a progressão de regime para cumprir a pena fora da prisão.

Atualmente, com 39 anos, ela voltou a estudar com autorização da Justiça, e faz graduação de biomedicina em uma faculdade particular de Taubaté.

No início da noite de quarta, o Ministério Público anunciou que vai recorrer da decisão, assim que for notificado pela Justiça sobre o alvará. Segundo o órgão, após um teste criminológico considerar Suzane apta a receber o benefício, o MP solicitou um segundo exame, mais detalhado. Entretanto, a juíza responsável pelo caso entendeu que não era necessário, e determinou a soltura. A defesa de Suzane von Richthofen ainda não se manifestou.

Relembre o caso Suzane von Richthofen

Suzane von Richthofen é solta para cumprir pena no regime aberto 
(Crédito: Reprodução)

Suzane von Richthofen foi presa aos 18 anos, acusada de matar os pais, com a ajuda do namorado, e o irmão dele, em outubro de 2002, em São Paulo. Em julho de 2006, a Justiça a condenou a 39 anos e 6 meses de prisão, junto com Daniel e Cristian Cravinhos. Os três foram considerados culpados pelo assassinato de Marísia e Manfred von Richthofen. Daniel, namorado de Suzane na época do crime, recebeu a mesma pena que ela, enquanto Cristian pegou 38 anos e 6 meses.