(Crédito: Reprodução)
O surfista brasileiro Márcio Freire, de 47 anos, morreu nesta quinta-feira (5) ao cair de uma onda gigante na praia do Norte, em Nazaré, em Portugal. Conforme a Autoridade Marítima Nacional portuguesa, Márcio foi retirado da água com ajuda de nadadores em um jet-sky, mas já chegou na areia com parada cardiorrespiratória. Apesar de morar na Bahia, a lenda das ondas gigantes estava passando uma temporada nos país europeu, acompanhado por familiares, quando sofreu o acidente.
Tu viu?
Injeção para tratamento da obesidade é aprovado pela Anvisa
Buenos Aires gasta R$ 15 milhões com lubrificante sexual e causa polêmica na Argentina
Em terra firme, os Bombeiros Voluntários de Nazaré e socorristas do Instituto Nacional de Emergência Médica (Inem) continuaram com as manobras de ressuscitação na tentativa de reanimar o brasileiro. No entanto, “após várias tentativas não foi possível reverter a situação”.
Márcio Freire foi um dos pioneiros das ondas gigantes. Aos 23 anos, o surfista brasileiro trocou a Bahia por Maui, no Havaí. Ele ganhou destaque no cenário do surf ao descer Jaws, como são chamadas as melhores ondas grandes, sem auxílio de jet-sky ou colete salva vidas. Ganhava a onda apenas na remada!
Pela maneira que praticavam o surf, em 2017, os baianos Márcio Freire, Danilo Couto e Yuri Soledade foram retratados no documentário Mad Dogs. O título da obra dirigida por Roberto Studart vem da gíria havaiana, que na tradução livre significa “Cachorros Loucos”.
Como foi o acidente em Nazaré?
No momento do acidente, Márcio não estava em treinamento ou alguma competição. Ele estava surfando de forma casual e sofreu o acidente na descida de uma onda. Às 16h16 no horário de Portugal (13h16 de Brasília) o alerta de resgate foi acionado.
De acordo com autoridades de Portugal, esta foi a primeira morte relacionada com o surfe ocorrida na Praia de Nazaré. Pedro Scooby e Maya Gabeira já sofreram acidentes graves no local, mas estão recuperados e já voltaram a surfar na mesma praia.
Confira a última publicação de Márcio nas redes sociais:
Campeão mundial de ondas gigantes Carlos Burle comenta sobre o amigo Márcio Freire:
Carlos Burle lamenta a morte do surfista Márcio Freire na Praia do Norte, na cidade portuguesa de Nazaré: ‘É muito difícil colocar em palavras o que a gente está vivendo’, diz Burle. #J10 com @AlineMidlej
— GloboNews (@GloboNews) January 6, 2023
➡ Assista à #GloboNews: https://t.co/yAMjf4cw3V pic.twitter.com/XdodzCiguC
Thiago Jacaré, também especialista em ondas grandes e contemporâneo de Márcio, lamentou a morte do amigo nas redes sociais.