Mafioso mais procurado da Itália é preso após 30 anos foragido

Mafioso mais procurado da Itália é preso após 30 anos foragido
(Crédito: Divulgação/Policia Di Stato) 

O mafioso Matteo Messina Denaro foi preso nesta segunda-feira (16), na região italiana da Sicília. O criminoso mais procurado da Itália estava foragido há 30 anos, acusado de ser um dos três principais líderes do grupo Cosa Nostra, especializada em tráfico de drogas, prostituição, extorsão e lavagem de dinheiro. Denaro estava em uma clínica particular, na capital Palermo, quando a polícia o prendeu. Conforme as autoridades italianas, ele ainda tentou fugir antes de ser detido.

” Hoje, 16 de janeiro, os carabineiros (…) prenderam o fugitivo Matteo Messina Denaro dentro de um centro de saúde em Palermo, ao qual ele havia ido para terapia clínica”, disse o general dos carabineiros, Pasquale Angelosanto, à agência de notícias AGI.

Um programa de computador simulou como estaria a aparência de Messina Denaro, após tantos anos. O mafioso, hoje com 60 anos, ficou conhecido pela crueldade com seus inimigos.

Ele estava foragido desde 1993, quando Totò Riina, outro líder do mesmo grupo, foi preso. Denaro, Riina e Bernardo Provenzano são os principais chefes do Cosa Nostra, e todos foram presos, após anos foragidos.

CRIMES

Conforme a Justiça italiana, Denaro é autor de dois atentados a bomba na Sicília, em 1992. Os episódios resultaram na morte dos promotores Giovanni Falcone e Paolo Borsellino, que investigavam a máfia, à época.

O mafioso também é considerado responsável por uma serie de assassinatos na década de 1990. Ele foi, inclusive, sentenciado a prisão perpétua por ataques à bomba em Florença, Roma e Milão, nos quais dez pessoas morreram.

Conforme a polícia, mesmo escondido, ele comandava o grupo mafioso. a